Início » Jogos » Como jogar Free Fire [Guia para Iniciantes]

Como jogar Free Fire [Guia para Iniciantes]

Entenda como jogar Free Fire e alguns dos principais segredinhos do jogo no estilo Battle Royale para celulares Android e iOS

Felipe Vinha Por
TB Responde

Free Fire é um dos jogos do estilo Battle Royale que fazem sucesso nos celulares. A mecânica básica de confronto em um grande mapa é a mesma encontrada em outros jogos do gênero, mas há espaço para novidades. Lançado de graça no Android e iOS, ele tem muito a oferecer para quem gosta de se divertir. Veja como jogar Free Fire e aproveitar melhor do game.

Como jogar Free Fire / Felipe Vinha / Reprodução

Como jogar Free Fire

Seguindo de perto o que é visto em outros Battle Royale, como Fortnite ou PUBG, Free Fire te coloca em um gigantesco mapa, onde o objetivo é vencer outros jogadores e ser o último sobrevivente.

É claro que, para vencer, existem várias táticas, técnicas e dicas, de acordo com sua estratégia de jogo. O game já recebeu diversas atualizações, mas seu centro continua o mesmo.

A seguir você encontra alguns guias que se concentram nestes aspectos técnicos em detalhes e dão algumas dicas sobre funcionalidades contidas dentro do Free Fire:

Já neste texto você encontra dicas mais gerais para dominar o game e entender melhor seu funcionamento dentro de outros aspectos, como personagens, estilo de jogabilidade, aparelhos recomendados e, em especial, o dinheiro cobrado na loja online.

Celular para jogar [Requisitos Mínimos]

Free Fire é compatível com celulares Android e iOS, mas nem todos. Para Android o aparelho deve ter a versão do sistema Android 4.0.3 ou superior, além de 2GB de memória RAM e, pelo menos, 1GB de espaço livre no armazenamento.

Já para iOS Free Fire exige, no mínimo, iOS versão 8.0, além de iPhone que tenha, pelo menos, 2GB de memória RAM e 1GB de espaço livre no armazenamento.

Alguns aparelhos que rodam o jogo sem grandes problemas incluem:

  • Xiaomi Redmi Note 8 Pro
  • Moto G8 Play
  • iPhone 6S
  • iPad Pro
  • iPad Mini 3
  • iPhone 5
  • Samsung Galaxy A50
  • Samsung Galaxy Note 9
  • iPhone SE (Versão 2016)

Outros aparelhos que não estão na configuração recomendada até podem rodar Free Fire, mas apresentarão possíveis problemas gráficos, de lentidão ou de encerramento precoce do jogo.

É importante destacar também que não é necessário ter celulares com telas muito grandes para jogar Free Fire – o primeiro iPhone SE é um exemplo disso.

Como jogar Free Fire / Felipe Vinha / Reprodução

Caso tenha qualquer problema ergonômico na hora de jogar, é possível tentar experimentar trocar a sensibilidade de mira ou outros controles nas configurações.

Outra alternativa é rodar o game no PC, veja aqui: Como jogar Garena Free Fire no PC (emulador Android)

No computador o game roda via emulação de Android, já que ele foi feito, originalmente, apenas para celulares.

Conexão com a Internet

Free Fire é um jogo de partidas multiplayer e, por isso, conexão com a Internet é obrigatória. Porém, é possível jogar tanto no Wi-Fi, quanto via rede de dados, 3G ou 4G, por exemplo.

Também é preciso manter a conexão ativa por conta da constante leitura de dados que o jogo faz de seu personagem e suas proezas dentro das partidas. O game calcula se você vai subir de nível, se tem direito a itens de bônus, entre outras recompensas.

Como jogar Free Fire / Felipe Vinha / Reprodução

A conexão não precisa ser de excelente qualidade para jogar ou se manter conectado. O mesmo tipo de Internet usado para navegador no Instagram, Twitter ou TikTok, por exemplo, deve servir para jogar Free Fire.

Há formas irregulares de tentar abrir o Free Fire sem Internet, mas não é recomendado e pode prejudicar o game instalado.

Personagens são diferentes

Uma das coisas em que Free Fire se diferencia bastante de outros Battle Royale: seus personagens.

Os itens cosméticos, ou seja, de decoração, não modificam a jogabilidade e suas habilidades dentro do game. Os personagens, sim.

Existem vários personagens no jogo e atualizações sempre lançam mais. Cada um possui características únicas e benefícios.

O jogador começa com Adam e Eve, que não possuem habilidades. Com o tempo, ou com dinheiro, podem destravar outros.

Alguns dos principais personagens, e suas habilidades, são:

  • Caroline – 3% mais de velocidade com espingarda
  • Paloma – 30 Munição AR não ocupam espaço na mochila
  • Antonio – Receba 10HP quando a rodada começar
  • Kelly – Velocidade de corrida aumentada em 1%
  • Nikita – Velocidade de recarregar metralhadora aumenta em 4%
  • Misha – 5% menos de dano no veículo e velocidade do veículo aumenta em 2%
  • Ford – Reduz o dano fora da área de segurança em 4%

Invista no personagem que vale mais a pena para sua estratégia e explore as possibilidades de acordo com a habilidade passiva de cada um.

Jogue do seu jeito

Outro “segredo” de Free Fire está em jogar do seu jeito. O game tem um cenário competitivo mas ele é voltado para jogadores profissionais ou quem busca este objetivo um dia.

Se sua intenção com Free Fire for apenas se divertir, não há problema algum. É possível jogar somente uma partida por dia ou quando tiver algum tempo sobrando, sem se preocupar com níveis e melhorias.

Essa é uma regra que vale para qualquer jogo, mas em Free Fire é especialmente aplicada, já que todo o jogo foi construído para ser acessível e mais simples do que os concorrentes.

Dinheiro no Free Fire

Falar de dinheiro pode ser sempre complicado, já que a realidade de cada jogador é bem diferente de outro.

Mas tenha em mente que, como qualquer outro jogo, Free Fire foi feito para gerar dinheiro para sua produtora – neste caso, a Garena. Mesmo assim, o game é desenhado para permitir que todo mundo jogue sem precisar gastar nada, dá para conseguir muita coisa de graça por meio de sorteios ingame ou recompensas.

E isso é uma grande verdade em se tratando de Free Fire. O game vende muitas coisas, desde passes de temporada com conteúdo extra, roupas, animais, personagens, decorativos, mas nunca obriga o jogador a comprar algo.

Por isso, caso não deseje gastar dinheiro com Free Fire, não se preocupe. O ouro pode ser obtido apenas entrando no jogo diariamente e é usado para comprar alguns itens, sem gastar com dinheiro real.

Bem completinho

A última boa notícia, para quem quer entrar de cabeça no mundo Free Fire, é que o jogo é bem completo para o que se propõe.

Ele oferece temporadas temáticas com personagens e visuais diferenciados, animais diversos, mapas e modos de jogo que aparecem de vez em quando e divertem tanto quanto o modo principal.

As temporadas variam de tema, algumas são futuristas, outras são medievais. É sempre bom abrir o game para ver o que está valendo, já que cada uma dura um curto período de tempo.

É claro que boa parte deste conteúdo extra está preso por uma “barreira de dinheiro”, ou seja, seria necessário investir pagamentos reais em Free Fire para destravar. Mas muita coisa o jogador pode conseguir apenas jogando e se divertindo, como em outros games do tipo.

Mais informações: Bluestacks

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação