Twitter diz que hackers acessaram DMs de 36 contas

Hackers tiveram acesso à caixa de entrada de mensagens diretas (DMs) de mais de 30 contas da rede social, segundo Twitter

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Twitter na tela

O Twitter afirmou que os hackers tiveram acesso à caixa de entrada de mensagens privadas (DMs) de 36 contas pelo site da rede social após os episódios de ataques simultâneos da semana passada. Entre as vítimas está o perfil de uma autoridade pública da Holanda. As identidades dos atingidos não foram reveladas.

As novas informações sobre o caso foram anunciadas na noite desta quarta-feira (22) no perfil de suporte da rede social (@TwitterSupport). De acordo com o Twitter, as mensagens privadas de até 36 das 130 contas podem ter sido acessadas pelos hackers durante as invasões dos últimos dias.

“Acreditamos que em até 36 das 130 contas escolhidas, os invasores acessaram a caixa de entrada de mensagens diretas (DMs), incluindo uma autoridade pública na Holanda. Até o momento, não temos indicação de que qualquer outra autoridade, atual ou anterior, tenha tido suas mensagens acessadas”, dizem.

A rede social ainda esclareceu que os números citados nesta quarta-feira (22) se diferem do pronunciamento anterior: “8 é o número de contas em que um arquivo de “Seus dados do Twitter” foi baixado. Isso inclui toda a sua atividade da conta, incluindo DMs. Nenhum dos downloads do acumulado no ano afetou as contas verificadas”.

“36 é o número de contas em que o invasor assumiu o controle da conta e visualizou a caixa de entrada das mensagens diretas (DM) em Twitter.com”, explicam.

O Twitter sofreu um ataque em massa no último dia 15, quando perfis de personalidades públicas, com selo de verificação, publicaram fraudes envolvendo bitcoins. Segundo a rede social, as invasões foram realizadas por hackers a partir de ferramentas internas da empresa após golpes de engenharia social.

130 contas foram alvos dos hackers. No sábado (18), a rede social afirmou que dados de oito contas foram baixados pelos invasores por meio da ferramenta “Seus dados do Twitter”. De acordo com a Coinbase, o envio de R$ 1,5 milhão em bitcoins durante os ataques foram bloqueados. O FBI pretende investigar o caso.

Com informações: Twitter Support (@TwitterSupport) e Twitter Support

Receba mais sobre Twitter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados