Início » Telecomunicações » Anatel lança comparador de planos de celular, banda larga e TV

Anatel lança comparador de planos de celular, banda larga e TV

Anatel Comparador mostra planos de celular, telefone fixo, banda larga e TV por assinatura no iPhone e Android

Lucas Braga Por

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lança hoje o aplicativo Anatel Comparador. A ferramenta permite que usuários de todo o Brasil encontrem os melhores planos de celular, TV por assinatura, banda larga e telefone fixo, com filtros por preço, categoria de plano e operadoras disponíveis. A novidade deve auxiliar consumidores a encontrarem planos de serviços adequados ao perfil de consumo.

O Anatel Comparador era previsto desde fevereiro de 2019, quando a agência montou um grupo de trabalho para a criação do aplicativo. As informações dos planos e pacotes são fornecidas pelas próprias operadoras, que incluem pacotes promocionais e detalhamento de ofertas.

O consumidor deve selecionar qual o município de residência para visualizar os planos corretos para sua localidade. É interessante que a ferramenta exibe se o plano possui fidelização, quais as formas de pagamento e se há apps inclusos ou ilimitados. No caso de banda larga fixa, a lista ainda exibe qual a tecnologia do acesso (cabo, fibra ou xDSL). Já a seção de TV também mostra quais os canais dos pacotes.

Anatel Comparador não mostra combos nem todos os planos

Um problema é que o comparador não exibe combos de qualquer natureza, que normalmente trazem preços menores em serviços residenciais ou vantagens competitivas na telefonia móvel, como franquia de internet extra ou melhores velocidades na banda larga. Alguns planos também não são exibidos, como o Vivo Easy ou TIM Beta.

O aplicativo também poderia exibir indicadores de qualidade de cada operadora. Como a própria Anatel possui esses dados, não custava mostrar ao consumidor a pesquisa de satisfação já na lista de serviços. Também seria interessante se fosse possível filtrar planos móveis pela quantidade de gigabytes disponíveis, bem como a velocidade na banda larga fixa ou canais dos pacotes de TV.

De qualquer forma, continua sendo uma opção válida para quem está em busca de redução de custos nos serviços de telefonia. O Anatel Comparador está disponível na App Store (iOS) e Google Play (Android).

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
12 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson Rodrigues (@Jefferson_Rodrigues)

Ou seja, melhor consultar o site das operadoras.

Léx Ferracioli (@Lex_Ferracioli)

Ou seja, não serve pra [email protected]#$% nenhuma

Rafael Machado de Souza (@rafael.mds)

Acho que alguém ganhou uma boa mamata pra desenvolver essa porcaria.

Giovani (@Giovani)

Esse app é um lixo, a única operadora que mostra pro meu endereço é a única que NÃO tem aqui!! Já as outras 4 que tem, não aparecem.

@ksio89

Vindo da Anacartel, só poderia ser lixo mesmo.

Schio ☭ (@Sckillfer)

Tirando todos os demais defeitos, mais um caso de: isso claramente não tem razão nenhuma pra ser um app, podia ser um site

@ksio89

Certeza que foi alguma empresa de algum político. Assim como aquela porcaria de BR Apps que era obrigatório para aparelho até R$ 1500 ter direito à isenção, quando a finada Lei do Bem ainda estava em vigor.

Fabricio de Oliveira Silva (@LonelyEagle)

Nada a ver com a matéria, mas que teclado compacto legal hein… Tô procurando um teclado compacto pra desenhar (por hobbie), que caiba na mesa junto com minha mesa digitalizadora… Saudade da época que teclados não custavam R$ 200.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Aquilo lá foi mais um movimento das fabricantes que tinham de cumprir cota de app BR do que da Anatel (ou qualquer outra entidade governamental), elas montaram aquela porcaria só pra se enquadrar na lei.
Tipo os linux lixo que as fabricantes colocavam em vez de manda com um ubuntu da vida porque precisavam oferecer suporte e aquela era a opção barata.

Josicler Leme Silva (@Josicler)

Muito bom otima postagem