Início » Brasil » Caixa Tem bloqueado: app permite regularizar acesso via WhatsApp

Caixa Tem bloqueado: app permite regularizar acesso via WhatsApp

Caixa Tem, app utilizado para acessar auxílio emergencial, permitirá que usuários enviem documentos online para desbloquear conta

Paulo Higa Por

A partir desta quinta-feira (23), quase metade dos usuários do Caixa Tem que tiveram o acesso bloqueado poderão regularizar a situação via WhatsApp. Por meio do aplicativo de mensagens, será possível enviar documentos que comprovem a identidade do beneficiário do auxílio emergencial sem precisar comparecer a uma agência física da Caixa.

Auxílio Emergencial

A Caixa bloqueou 1,3 milhão de contas do auxílio emergencial no Caixa Tem após um ataque hacker. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, cibercriminosos acessaram indevidamente centenas de milhares de contas em maio, durante um período de dez dias, para desviar o dinheiro do programa. O caso é acompanhado pela Polícia Federal.

A origem do problema estava no fato de que, como muitas pessoas não tinham celular, o Caixa Tem permitia que um mesmo número abrisse mais de uma conta para receber o auxílio emergencial. Essa característica teria sido aproveitada por hackers para obter acesso ao benefício de R$ 600, o que fez o banco suspender as contas suspeitas.

Caixa Tem / acesso desbloqueado via WhatsApp

Mesmo quem não tinha envolvimento com a fraude pode ter sofrido o bloqueio da conta. De acordo com a Caixa, 51% dessas pessoas receberão a mensagem “É necessário regularizar seu acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”. Elas precisarão comparecer a uma agência física da Caixa e apresentar um documento de identidade.

Para os outros 49%, o Caixa Tem informará que há uma inconsistência cadastral e oferecerá uma forma de enviar os documentos de forma digital. O processo ocorrerá com o auxílio do WhatsApp. Após o envio dos documentos, o acesso a todos os recursos do Caixa Tem será desbloqueado em até 24 horas, segundo o banco.

A Caixa informa que, para evitar aglomerações, só serão atendidos nas agências físicas as pessoas que já tiveram o dinheiro depositado de acordo com o calendário de pagamento. O crédito começou a ser feito na quarta-feira (22) para os nascidos em janeiro; confira o cronograma completo.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação