O que é GitHub?

Programador, chegou sua hora! Veja o que é GitHub e saiba como funciona a plataforma para criar o currículo profissional

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano
O que é GitHub / Emile Perron / Unsplash

Uma comunidade de desenvolvedores com sua base superior à 50 milhões de usuários. Área aberta para aprender, trabalhar, criar e dividir seus conhecimentos de programação junto aos profissionais do seu ramo. Saiba o que é GitHub e eleve seu currículo e networking até o limite.

Afinal, O que é GitHub?

GitHub é uma plataforma feita para hospedagem de códigos de programação. Os objetivos principais são o controle e a colaboração, permitindo que usuários desenvolvam projetos juntos, estando em qualquer lugar do mundo.

O que a plataforma propõe?

A proposta é simples, um espaço pessoal para que o profissional crie projetos de desenvolvimento. Se por algum motivo o programador encontrar problemas no seu código, poderá abrir uma Pull request, que nada mais é do que um chamado para o restante da comunidade revisar o código e sugerir soluções. 

O usuário também atende solicitações, aplicando mudanças e melhorias em outros projetos espalhados pelo mundo, sempre em um fluxo de troca.

Como faço para usar?

Para ter acesso ao GitHub, o interessado deve realizar um cadastro no site. É grátis, assim como outros apps encontrados dentro do próprio GitHub e usados para melhorar a experiência. Existem opções com planos pagos que aumentam a quantidade de recursos.

O que é GitHub / Leandro Kovacs / Foto

Para quem é o GitHub?

Os interessados, normalmente, são da área de programação e TI.

  • Times de programação com foco em Open Source (Códigos Abertos);
  • Programadores executando projetos pessoais paralelos;
  • Entusiastas de programação buscando conhecimento;
  • Programadores freelancer procurando oportunidades de trabalho.

Qual a vantagem de usar o GitHub?

A vantagem de usar o GitHb é ser seguro para armazenar seus códigos. Caso tenha pouco investimento ao iniciar uma startup, é possível utilizá-lo como página oficial do seu produto. A possibilidade de fazer Rollback, retornar ao ponto que desejar de seu código para refazê-lo quando não funcionar ou o cliente solicitar modificações, é de grande utilidade no GitHub.

Além das possibilidades como “grupo”, individualmente tem enormes vantagens para o programador freelancer montar o seu currículo. Os profissionais são cobrados pelo que “sabem fazer” de fato. Quanto mais projetos criar, sugerir modificações em outros, maiores serão as provas do seu conhecimento em programação.

Ao utilizar o GitHub Résumé toda a linha de trabalho com participações e criações ficará disponível, criando o currículo prático de programador. Nada define melhor seu trabalho além dele mesmo. Vale a pena dar uma olhada nessa plataforma e explorar todas as suas possibilidades.

Mais informações: GitHub

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre GitHub na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados