Início » Finanças » Como desbloquear o Caixa Tem [Auxílio Emergencial]

Como desbloquear o Caixa Tem [Auxílio Emergencial]

Manutenção foi feita em contas com falta de dados ou indícios de fraudes; saiba desbloquear e liberar o acesso ao Caixa Tem

Lucas LimaPor
TB Responde

Para contas da Poupança Social Digital bloqueadas, a Caixa Econômica Federal anunciou medidas para ajudar os beneficiários a solucionar o problema e ter novamente o acesso às parcelas. Alguns ainda precisarão comparecer em uma agência, de acordo com calendário definido, enquanto outros só precisam enviar documentos via WhatsApp. Saiba como e quando desbloquear o Caixa Tem.

Caixa Tem

Por que meu Caixa Tem está bloqueado?

O bloqueio de contas do Caixa Tem foi feito após um ataque hacker que ocorreu em maio, no qual cibercriminosos aproveitaram uma brecha de segurança para acessar as Poupanças Sociais Digitais e desviar dinheiro do programa.

Ao todo, foram 1,3 milhão de contas bloqueadas. O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, explicou que a medida foi tomada para aquelas identificadas com indícios de fraude ou que apresentavam dados inconsistentes.

Como desbloquear e liberar o acesso

Ao tentar acessar o Caixa Tem, o aplicativo apresentará duas mensagens:

  • Em caso de suspeita de fraude, terá a mensagem: “É necessário regularizar seu acesso. Procure uma agência, de acordo com o seu calendário de recebimento”;
  • Se os dados estiverem inconsistentes, aparecerá: “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”.

Resolver bloqueio por dados inconsistentes

Àqueles que estiverem com dados inconsistentes no cadastro do Caixa Tem, será indicado um link para iniciar uma conversa no WhatsApp, para envio dos documentos pelo mensageiro. A imagem será como essa abaixo.

resolver bloqueio auxilio emergencial pelo caixa tem e whatsapp

A Caixa enfatiza que esse procedimento será feito exclusivamente pelo Caixa Tem. O usuário deve tomar cuidado e não aceitar ou acessar qualquer tipo de suporte fora do aplicativo (seja por e-mail, telefone ou um contato iniciado diretamente pelo WhatsApp). O link para envio de documentos não será oferecido em nenhum outro canal.

Resolver bloqueio do auxílio emergencial por suspeita de fraude

Quem teve o bloqueio do Auxílio Emergencial por suspeita de fraude deverá buscar uma agência para validação das informações. No entanto, esse procedimento também segue um calendário escalonado, de acordo com o mês de aniversário.

Mês de aniversárioData para desbloqueio na agência
Janeiro, fevereiro e marçoaté 24 de julho
Abril e maiode 27 a 31 de julho
Agosto, setembro e outubrode 10 a 14 de agosto
Novembro e dezembrode 17 a 21 de agosto

Com informações: Caixa.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação