Instagram corrige “bug” que ativa indicador de câmera ligada no iOS 14

Falha do Instagram aciona indicador de câmera ligada no iOS 14 mesmo sem usá-la; bug será corrigido, segundo rede social

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

O Instagram disse neste sábado (25) que irá corrigir o “bug” que ativa o indicador de câmera ligada do iOS 14. Conforme relatado por usuários da rede social nas últimas semanas, o novo recurso de privacidade do sistema operacional da Apple é acionado ao utilizar o app mesmo quando a câmera e o microfone não estão em uso.

A função do iOS 14 é ativada enquanto o aplicativo de rede social está em uso. Pelo Twitter no último dia 17, um usuário do Instagram com a nova versão do sistema operacional instalada mostra que o sinal verde aparece na barra de status do iPhone durante a visualização de publicações no feed.

Ao The Verge, neste sábado (25), um porta-voz do Instagram explicou que a aparição do indicador de câmera ligada se trata de um comportamento inesperado, ou seja, uma falha no aplicativo. Ainda de acordo com a rede social, o bug está sendo corrigido pelos desenvolvedores da rede social.

“Somente acessamos sua câmera quando você solicita – por exemplo, ao deslizar do Feed para a Câmera. Descobrimos e estamos corrigindo um bug no iOS 14 Beta que indica erroneamente que algumas pessoas estão usando a câmera quando não estão. Não acessamos sua câmera nesses casos e nenhum conteúdo é gravado”, afirmam.

Em novembro de 2019, uma falha no aplicativo do Facebook para iPhone que ativava a câmera e o microfone do celular foi descoberta por usuários da plataforma ao abrir uma foto em tela cheia em celulares com algumas versões do iOS 13. O bug foi corrigido pela rede social logo após os relatos.

Bug do Instagram aciona indicador de câmera ligada no iOS 14 (Foto: Reprodução/Twitter/@KevDoy)

iOS 14 tem novos recursos de privacidade

Apresentado durante a WWDC 2020, no final de junho, o iOS 14 traz novos recursos para garantir a privacidade dos usuários em seu leque de novidades. Entre eles estão os indicadores que aparecem na parte superior da tela para revelar se algum aplicativo está usando recursos como câmera e microfone do smartphone.

A nova versão do sistema operacional para iPhone também dedurou outros aplicativos por bisbilhotar o que o usuário copiou no celular, como o TikTok e o Reddit. No começo de julho, o LinkedIn chegou a ser processado nos Estados Unidos por acessar a área de transferência do iOS 14.

O sucessor do iOS 13 ainda apresentará um resumo com as práticas de privacidade de cada desenvolvedor na App Store e traz novas funções, como widgets na tela inicial, App Library, Picture in Picture (PiP), App Clips e mais. Atualmente em testes, a nova versão do sistema estará disponível para iPhone 6S e mais recentes até o fim do ano.

Com informações: The Verge e Twitter (@KevDoy)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados