Cientistas da Universidade de Calgary, no Canadá, anunciaram hoje um feito que ninguém achava ser possível. Eles criaram um chip de computador que é capaz de monitorar as conversas entre células do cérebro. Um chip anterior já havia sido criado por Naweed Syed, o mesmo líder do projeto do chip atual. Mas a versão anterior não conseguia gravar as diversas atividades elétricas e químicas que aconteciam entre neurônios.

O neurochip foi criado pensando em ajudar pacientes com doenças de Alzheimer e Parkinson. Ao ser implantado no cérebro, ele servirá para testar novas drogas que combatam os sintomas de tais doenças, além de permitir o monitoramento instantâneo do efeito delas. Os primeiros testes, no entanto, serão com pacientes com epilepsia. Os pesquisadores deverão implantar um chip de silicone em uma rede de neurônios extraído do cérebro dos pacientes.

Os pesquisadores também esperam que chips desse tipo sejam usados por pessoas que tiveram um braço ou uma perna amputados. Com um chip ligado diretamente ao cérebro, tais pessoas poderão controlar com extrema precisão as partes do corpo que perderam. Um dos pesquisadores até brinca que a ideia do filme Exterminador do Futuro sempre aparece quando a equipe discute essa área.

Bom, já que já temos a Skynet aparecendo e agora os Terminators estão para serem criados, vou começar a juntar uma grana e pegar o próximo ônibus espacial para Marte. Ou Júpiter. Ou qualquer planeta fora da Terra.

Com informações: Slashdot.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Bruno Gall
Se eles falarem com o meu o chip vai estourar!
Rafael Silva
Yep, só você. :P
Rodrigo Fante
"Com um chip ligado diretamente ao cérebro, tais pessoas poderão controlar com extrema precisão as partes do corpo que perderam" Só eu imaginei o cara fazendo força mental e o braço amputado dele, dentro de uma sala fria ao lado se movendo, ou pernas pulando?
Alexandre
Uia. Há quem diga que num futuro proximo, esse tipo de coisa sera comum e nós navegaremos na internet simplesmente "pensando"!
Hernani
#MEDO
Bruno
Medo do que possa vir por mais alguns anos... Mas 2012 ta chegando .-.
Web Dicas
[2]
@aueee
caralho que foda, e qnt ao @bestknighter vc nao eh o unico a ser ciborg nao haha!!! E eu sou mto mais a ideia de Matrix, aprender a porra toda em segundos.
Breno Brito
Eles só têm permissão pra ler? Será que nenhum Dr. Admin n tem a moral de conceder permissão de gravação, não? Vai ser chic receber dados e mais dados no meu cérebro em questão de segundos =) #Matrix
Francis Rosario
Tem umas boas colinas em Marte para nos escondermos.
@amsalau
Dúvida: o chip é de silicone ou de silício? E ficou estranho dizer que as pessoas poderiam controlar com precisão as partes do corpo que perderam. Não seria o controle preciso de próteses usadas em substituição a partes do corpo amputadas? Quanto à notícia, vi isso ontem e achei fenomenal. Será que é possível fazer o caminho inverso, ou seja, injetar informação nos neurônios através do chip?
@irio
Mais do que permitir a existência dos Terminators, vai permitir que eles leiam nossa mente.
@bestknighter
O.o Eu devo ser realmente tecnopata. Sempre tive o plano de me transformar em ciborg (sim, eu sou estranho) e precisaria de ensinar o computador à interpretar o sinas químicos e elétricos do cérebro. Como (quase) tudo que já quis inventar já foi feito, espero ter tempo de ser o primeiro ciborg (eu serei uma das minhas cobaias, as outras serão por livre e espontanêa vontade, só receberam um convite, mais ou menos como um beta test privado de um programa). Se você leu meu comentário deve estar me achando muito bizarro. Concordo com vocês.
RKNeto
Corram para as colinas. Não da Terra, claro.
kylefurtado
OU QUALQUER PLANETA FORA DA TERRA. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Rolei de rir bixo, sério... KASKOOPASKPOSAKOP, enfim... A Google está por trás, fato.
Exibir mais comentários