Início » Computador » Samsung pode lançar processador Exynos para Windows 10

Samsung pode lançar processador Exynos para Windows 10

Processador Samsung Exynos para notebooks com Windows 10 teria arquitetura ARM e tecnologia de 5 nanômetros

Emerson AlecrimPor

A linha de notebooks da Samsung já é bem consolidada no mercado. Talvez isso tenha deixado a companhia confortável para tentar uma estratégia mais ousada: há rumores de que a marca está planejando lançar um processador da família Exynos para equipar computadores baseados no Windows 10 para ARM.

Tradicionalmente, os chips Exynos aparecem em smartphones e tablets da própria Samsung, mas eles não são, necessariamente, exclusivos: o Motorola One Vision é equipado com o processador octa-core Exynos 9609, por exemplo.

Nesse sentido, é possível que o suposto novo Exynos apareça como uma opção para outros fabricantes que queiram lançar laptops baseados na arquitetura ARM e no Windows 10.

Samsung Exynos

O lançamento faria a Samsung enfrentar a concorrência da Qualcomm, que já tem algumas incursões nesse segmento. O Microsoft Surface Pro X, por exemplo, conta com o processador Surface SQ1, versão personalizada do Qualcomm Snapdragon 8cx (que tem arquitetura ARM, é claro).

É mais provável, porém, que, pelo menos na fase inicial, a Samsung equipe notebooks próprios com o novo Exynos. Possivelmente, ele fará parte da linha Galaxy Book, que já tem dois representantes: o Galaxy Book S com chip Snapdragon 8cx e, como opção mais recente, o Galaxy Book S com processador Intel Lakefield (modelo Core i5-L16G7).

Isso se os rumores estiverem certos. Mas, de onde eles vêm? Bom, a afirmação foi dada pelo perfil Mauri QHD, no Twitter, que já tem um histórico de “vazamentos” acertados no universo da tecnologia.

O burburinho diz que o novo chip poderá ser batizado simplesmente como Exynos 1 e será baseado no futuro Exynos 1000 para smartphones high-end. Podemos esperar que o chip conte com processo de fabricação de 5 nanômetros e núcleos Cortex-X1, que são direcionados a fabricantes que querem desenvolver processadores com níveis mais profundos de configuração e escalabilidade para projetos específicos.

A Samsung não comentou o assunto, por isso, ainda não sabemos quando e se o Exynos 1 será realmente lançado.

Com informações: Bleeping Computer.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tori Niwikari (@Tori)

Simples, amiguinho.
Processadores ARM são perfeitos para dispositivos mobile simples devido a ser low-power.
Se ela decidir começar a colocar novos Exynos em notebooks básicos como o Samsung Flash, ela irá economizar ainda mais no hardware e repassagem de valor final ao consumidor.
Além de ser um ótimo negócio para notebooks.
A linha U da Intel não chega aos pés da ARM em questão de consumo de bateria.
E tem outra coisa também: nanómetros.