Samsung pode lançar processador Exynos para Windows 10

Processador Samsung Exynos para notebooks com Windows 10 teria arquitetura ARM e tecnologia de 5 nanômetros

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Exynos

A linha de notebooks da Samsung já é bem consolidada no mercado. Talvez isso tenha deixado a companhia confortável para tentar uma estratégia mais ousada: há rumores de que a marca está planejando lançar um processador da família Exynos para equipar computadores baseados no Windows 10 para ARM.

Tradicionalmente, os chips Exynos aparecem em smartphones e tablets da própria Samsung, mas eles não são, necessariamente, exclusivos: o Motorola One Vision é equipado com o processador octa-core Exynos 9609, por exemplo.

Nesse sentido, é possível que o suposto novo Exynos apareça como uma opção para outros fabricantes que queiram lançar laptops baseados na arquitetura ARM e no Windows 10.

O lançamento faria a Samsung enfrentar a concorrência da Qualcomm, que já tem algumas incursões nesse segmento. O Microsoft Surface Pro X, por exemplo, conta com o processador Surface SQ1, versão personalizada do Qualcomm Snapdragon 8cx (que tem arquitetura ARM, é claro).

É mais provável, porém, que, pelo menos na fase inicial, a Samsung equipe notebooks próprios com o novo Exynos. Possivelmente, ele fará parte da linha Galaxy Book, que já tem dois representantes: o Galaxy Book S com chip Snapdragon 8cx e, como opção mais recente, o Galaxy Book S com processador Intel Lakefield (modelo Core i5-L16G7).

Isso se os rumores estiverem certos. Mas, de onde eles vêm? Bom, a afirmação foi dada pelo perfil Mauri QHD, no Twitter, que já tem um histórico de “vazamentos” acertados no universo da tecnologia.

O burburinho diz que o novo chip poderá ser batizado simplesmente como Exynos 1 e será baseado no futuro Exynos 1000 para smartphones high-end. Podemos esperar que o chip conte com processo de fabricação de 5 nanômetros e núcleos Cortex-X1, que são direcionados a fabricantes que querem desenvolver processadores com níveis mais profundos de configuração e escalabilidade para projetos específicos.

A Samsung não comentou o assunto, por isso, ainda não sabemos quando e se o Exynos 1 será realmente lançado.

Com informações: Bleeping Computer.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados