notebook em uma mesa com o google chrome aberto
Google Chrome está lento? Veja como deixá-lo mais rápido (Imagem: Caio / Pexels)

Por rodar uma série de processos, abas e extensões ao mesmo tempo, o Chrome pode ficar mais lento e travando, podendo até deixar seu computador mais devagar. Se você tem certeza que o problema está no navegador e não no computador como um todo, confira as dicas abaixo para deixar o Chrome em seu potencial máximo.

1. Faça uma limpa nas extensões instaladas no Chrome

Normalmente, uma das principais causas de lentidão no navegador é a quantidade de extensões instaladas. Como explicamos acima, o navegador roda uma série de processos no sistema, incluindo os plugins de terceiros. Portanto, a recomendação é remover as extensões do Chrome que você não usa.

O Google Chrome também permite desativar extensões no navegador que são usadas apenas em momentos específicos, uma forma de ter mais controle do que é realmente útil para você.

2. Desative a aceleração por hardware no navegador

Às vezes, também pode ser uma opção desativar a aceleração por hardware, que tem como função aumentar o desempenho do navegador. Essa opção ativada pode estar trazendo alguns conflitos para o seu Google Chrome. Para fazer isso, acesse as configurações do Chrome e:

  1. Clique em sistema no menu lateral;
    screenshot configurações sistema chrome
  2. Desative a opção “Usar aceleração de hardware quando disponível”.
    screenshot desativar aceleração de hardware chrome

3. Use o tema padrão do Chrome

Talvez o tema que você esteja usando no Chrome seja pesado demais para o navegador ou hardware (é difícil, mas acontece). Por isso, outra dica é voltar a usar o tema padrão do Chrome. A mudança é feita nas “Configurações”:

  1. Clique em “Aparência” no menu lateral;
    screenshot configurações de aparência chrome
  2. Clique em “Redefinir para os valores padrão”.
    screenshot botão redefinir padrões chrome

4. Use a ferramenta de limpeza do Google Chrome

O Google também disponibiliza uma ferramenta de limpeza do Chrome chamada Cleanup. Ela ajuda a encontrar e remover programas e configurações indesejadas e nocivas no seu computador. Além de extensões, pode ter algum programa no seu PC que está danificando o Chrome e tornando-o lento.

5. Redefina o seu Chrome

Se nenhuma das opções acima ajudou, também funciona redefinir o Chrome às configurações de fábrica. Como em um computador ou celular, o navegador vai ser praticamente reinstalado, apagando as suas preferências, cache, cookies e outros. No entanto, suas senhas, favoritos e históricos não serão apagados.

Para redefinir o Chrome, entre nas Configurações e faça o seguinte:

  1. Vá em “Redefinir e limpar” no menu lateral;
    screenshot redefinições chrome
  2. Clique em “Restaurar configurações para os padrões originais”;
    screenshot botão restaurar padrões originais chrome
  3. Toque no botão azul “Redefinir configurações”.
    screenshot botão redefinir configurações chrome

6. Baixe o Chrome Canary

Se ainda nada deu certo, outra solução é baixar o Chrome Canary, uma solução do Google para desenvolvedores. O Canary é praticamente outro navegador, porém com as tecnologias do Chrome e as novidades que o navegador vai receber ainda, por isso, ele pode ser mais instável. 

Perguntas Frequentes

Meu Google Chrome não abre, e agora?

Se o seu problema com o navegador é mais complicado e não abre no computador, temos um artigo completo com soluções que podem te ajudar nessa situação. Veja o que fazer se o seu Google Chrome não abre.

Não quero mais o navegador, posso desinstalar o Google Chrome?

Pode sim, tanto no seu computador como em dispositivos móveis. Veja o passo a passo de como desinstalar o Google Chrome corretamente.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google Chrome na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Jean Prado

Jean Prado

Ex-autor

Jean Prado é jornalista de tecnologia e conta com certificados nas áreas de Ciência de Dados, Python e Ciências Políticas. É especialista em análise e visualização de dados, e foi autor do Tecnoblog entre 2015 e 2018. Atualmente integra a equipe do Greenpeace Brasil.

Amanda Machado

Amanda Machado

Analista de Mídias Sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.

Canal Exclusivo

Relacionados