Início » Jogos » Vazamento da Nintendo revela Luigi em Super Mario 64 e (muito) mais

Vazamento da Nintendo revela Luigi em Super Mario 64 e (muito) mais

O vazamento da Nintendo exibe o que podem ser as versões iniciais de games como Super Mario Kart 64 e mais detalhes de Star Fox 2

André Fogaça Por

A Nintendo certamente está ocupada neste momento, depois de um vazamento bastante generoso com dados importantes de jogos da gigante japonesa para o Super Nintendo e o Nintendo 64. Os códigos mostram desde uma interface diferente para Super Mario World 2: Yoshi’s Island, Link diferente de Zelda: Ocarina of Time e até o Luigi dentro de Super Mario World.

mario bowser nintendo tecnoblog

O vazamento é grande, com dados de jogos lançados e protótipos de outros que não viram a luz do dia, incluindo títulos do Super NES e do N64. A veracidade das informações foi confirmada com ajuda de alguns desenvolvedores da época, como é o caso Dylan Cuthbert que cuidou de Star Fox 2 quando viu informações em C++ do game.

O que vazou?

Alguns pontos são interessantes, como a linha de protótipos para Star Fox 2, que mostra o rosto dos quatro personagens do jogo anterior e as duas adicionais, além de um urso, uma ovelha, um boi e até um hipopótamo.

Zelda: Ocarina of Time, que foi originalmente desenvolvido para o N64DD (um acessório para o N64 que rodava cartuchos em formato parecido com disquete gordo), apareceu com imagens do protótipo do Link em 3D e que era feito com os polígonos do chip Super FX do Super Nintendo, além de possivelmente sangue na espada do protagonista em um jogo não lançado de Zelda para o Satellaview – também do SNES.

Outro vazamento importante é a presença de Luigi em Super Mario World, ao menos de sprites do irmão de Mario completamente pronto para o uso.

Neste mesmo game existem sprites das pernas de Bowser dentro da nave que aparece na batalha final, além de Yoshi com barba branca e andando de muleta, além de uma animação que pode ser a resposta para o mito de que Mario bate no pequeno dinossauro.

A sequência de Super Mario World, que é Super Mario World 2: Yoshi’s Island, estava com uma interface bastante diferente e até mesmo com alguns personagens diferentes, como um tal de Super Donkey.

Super Mario Kart 64 também está na lista, com o provável início do desenvolvimento com os mesmos personagens do Super Mario Kart do SNES, só que em pistas 3D.

Mas o que mais me chamou atenção foi a presença de uma pasta chamada “Luigi” dentro do código fonte de Super Mario 64. A pasta está com texturas para o personagem e finaliza um mito gigantesco do mundo dos games: L IS REAL. A placa na praça dos fantasmas na parte traseira do castelo da Princesa Peach estava correta sim (eu acreditei!).

Com informações: Kotaku, Polygon e IGN.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Muito interessante esses leaks, eu sempre amei esse lado “técnico” da indústria

² (@centauro)

O fato que esses arquivos ainda existem me soa mais surpreendente do que o vazamento em si.

Zanac_Compile (@Zanac_Compile)

Alta definição e realismo são muito chatos, vira uma filmagem do mundo real.

Estes pixels são vida. Isso sim é jogo eletrônico com o desafio de fazer bonito com 240p. Pura arte, dá gosto de ver esses sprites.

Carlos Pacheco (@carlospachecool)

O sprite do Luigi no SMW foi utilizado na versão de Super Mario All Stars + Super Mario World. Este sprite não é beta, é na verdade a versão final de SMW, podem conferir…

² (@centauro)

Tem um video do Mordern Vintage Gamer onde ele fala que há indícios do vazamento ser proveniente de alguém que trabalhou no BroadOn, que tem ligação com o iQue, a versão chinesa do N64.
3150×2760 2.54 MB

No leak tem arquivos CVS, que dá pra abrir e ver que são versões do repositório da BroadOn.

@ksio89

A Nintendo precisa trocar de encanador, porque o atual não está dando conta dos vazamentos

@ksio89

Eram sprites beta da versão original, já que datam de 1989, e o jogo foi lançado no Japão no ano seguinte. Depois a Nintendo aproveitou os sprites no relançamento All-Stars + SWM.