A Apple e sua loja de aplicativos estão na mira do congresso americano, que marcou uma audiência para quarta-feira (29) com as maiores empresas de tecnologia do país. A Microsoft já criticou a taxa de 30% da App Store, classificando as regras da Apple como anticompetitivas. Agora, é a vez de Pavel Durov, criador do Telegram, se pronunciar publicamente contra a dona do iPhone.
- Apple tenta provar que taxas da App Store não são anticompetitivas
- Apple Pay e App Store são alvos de investigação antitruste na Europa
Durov explica que uma atualização do Telegram, com recursos como estatísticas detalhadas para grupos, envio de arquivos de 2 GB e avatares em vídeo, deveria estar disponível para os usuários de iOS há dias, mas a versão ainda não foi aprovada pela Apple. Além disso, o fundador diz que o modelo da App Store leva a censuras, menos aplicativos, mais propagandas e softwares de pior qualidade.
“Alguns conteúdos em apps como o Telegram estão indisponíveis para você porque a Apple censura o que é permitido na App Store, que ela controla totalmente para impor a taxa de 30%. (…) A Apple deveria perceber o quão ridícula é sua tentativa de censurar conteúdo globalmente: imagine um navegador decidindo quais sites você tem permissão para acessar”, diz Durov.
Ele também critica a “ineficiência notória” e os “atrasos na aprovação [de aplicativos] sem motivo aparente”, o que faz as atualizações demorarem “vários dias ou até semanas” para ser distribuídas aos usuários. A comissão da App Store também levaria os desenvolvedores a cobrarem mais caro, gastarem menos dinheiro em melhorias de qualidade e incluírem mais anúncios para equilibrar as contas.
A Apple não se pronunciou sobre o caso. Além de Tim Cook, os CEOs Jeff Bezos (Amazon), Mark Zuckerberg (Facebook) e Sundar Pichai (Google) irão ao congresso americano defender suas empresas e o poder que elas têm de controlar o mercado. A Apple ficará na mira devido às taxas da App Store, enquanto o Facebook, o Google e a Amazon serão questionadas sobre práticas de monopólio e concorrência predatória.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Hmmm na verdade não me sinto prejudicado e sim, mais seguro, sabendo que não vai ter tanto lixo lá dentro como em vizinhos. E outra, dar liberdade pra que? Se botando cerca espiam nossos clipboards, acessam nossas cameras sem permitir e outras, imagina liberando né? acredito que os interesses são outros e não nos usuários.
Aquele conhecido “O sujo falando do mal lavado”. Todos os envolvidos tem contas a prestar.
Mas falando como desenvolvedor dou razão para o pessoal do telegram. As revisões da app store são ineficazes, e só complicam a vida do desenvolvedor.
Quem olha de longe pensa que eles revisam segurança do aplicativo e afins, mas não. Normalmente eles apontam apenas questões subjetivas do aplicativo. Sem falar no fato de serem totalmente arbitrárias ao ponto de uma mesma versão do aplicativo poder ser aprovada por um revisor e reprovada por outro.
A atualização de um app meu foi rejeitado hoje.
O motivo?
Meu texto de what’s new:
Como a Apple quer que seja meu texto de what’s new:
Tá certo q tem coisa nas entranhas dos apps, q não fazem diferença pro usuário (fazem em termos de performance, mas não para ser explicado tecnicamente).
Mas vc vê cada bizarrice nesse what’s new…olha o do Nubank - parece q foi um retardado quem escreveu…
Vc pensa que esta seguro, mas não esta
É realmente ridículo parte desse processo e é exatamente isso: censura.
O pretexto é segurança, uma plataforma mais robusta e flores, mas a real é que a Apple proíbe o q ela não quer e ponto final.
Por outro lado eu concordo com parte do processo, mas n deveria ser tão rígido, deveria ser apenas guidelines onde o dev decide ou n se segue.