Início » Celular » Como jogar TFT [Guia para iniciantes]

Como jogar TFT [Guia para iniciantes]

Saiba como jogar TFT e aprenda as principais informações para começar no mundo deste game no estilo Auto Chess derivado de LoL

Felipe Vinha Por
TB Responde

TFT, ou Teamfight Tactics, é um jogo de estratégia no estilo “Auto Chess” da Riot Games, a mesma produtora de League of Legends. O game usa regras bem diferentes no PC e celulares Android e iOS, mas não é tão complicado quanto parece. Veja como jogar TFT.

Como jogar TFT / Felipe Vinha / Reprodução

O que é TFT?

O TFT é um jogo de batalhas automáticas, por isso é um representando de game “Auto Chess”. O nome vem de “Dota Auto Chess”, que é uma modificação do jogo Dota 2, que tempos depois virou um game próprio, o Dota Underlords, no mesmo estilo.

Teamfight Tactics nasceu como um modo de jogo opcional para League of Legends, ou LoL, lançado dentro do próprio game em junho de 2019, para Windows e Mac.

Como jogar TFT / Felipe Vinha / Reprodução

Somente em março de 2020 que TFT se tornou um jogo à parte, disponível nos celulares Android e iOS – mas ainda jogável também dentro de League of Legends, nos computadores.

Hoje o TFT já é uma entidade própria, com suas próprias atualizações, torneios, novidades e, claro, jogabilidade. A conta para acessar os dois jogos, contudo, é a mesma.

Requisitos mínimos

Para jogar TFT no PC, é necessário baixar e instalar o League of Legends. Por isso, neste caso, os requisitos são os mesmos para os dois jogos.

TFT precisa de, no mínimo:

  • Windows 7
  • Processador de 3Ghz
  • Memória de 4GB
  • Placa de vídeo de 1GB compatível com Pixel Shader 2.0b
  • 12GB de espaço em disco

Para celulares, os requisitos são:

Qualquer configuração superior a estas é capaz de rodar TFT de maneira aceitável. Para uma melhor performance, claro, basta utilizar configurações melhores.

Mesmo universo

Um dos trunfos de TFT é se passar no mesmo universo de League of Legends. Isso apresenta um ambiente familiar a quem joga o outro game da Riot e, ao mesmo tempo, serve para apresentar o mundo já rico de heróis e vilões a novos usuários.

Contudo, isso não quer dizer que os dois jogos “conversem entre si”. Jogabilidade, níveis, itens e até o dinheiro gasto entre ambos não são conectados. Mesmo a versão PC, que funciona dentro de League of Legends, compartilha apenas as recargas feitas com Riot Points para compra de adicionais.

Personagens

Os personagens de TFT se dividem em 13 classes. São elas, com cada personagem representante:

  • Infiltrado: Kha’Zix, Kai’Sa, Shaco, Fizz e Ekko
  • Detonador: Graves, Lucian, Ezreal, Jinx e Miss Fortune
  • Mercenário: Miss Fortune e Gangplank
  • Lutador: Malphite, Blitzcrank, Vi e Cho’Gath
  • Vanguarda: Leona, Poppy, Mordekaiser, Jayce e Wukong
  • Demolidor: Ziggs e Rumble
  • Protetor: Jarvan IV, Rakan, Neeko e Xin Zhao
  • Místico: Lulu, Soraka, Sona e Karma
  • Manamante: Thresh, Darius, Kassadin e Irelia
  • Mestre das Lâminas: Yasuo, Xayah, Fiora, Shen e Master Yi
  • Atirador de Elite: Ashe, Jhin e Caitlyn
  • Nave Espacial: Aurelion Sol

Além disso, eles também se dividem em níveis, ou Tier, e origens. Cada nível de Tier representa o custo em moedas de ouro dentro das partidas – chegaremos lá para explicar este aspecto.

Como jogar TFT / Felipe Vinha / Reprodução

Os Tiers em TFT vão de um a cinco, com números de campeões distintos entre eles. Como já foi citado, os personagens são os mesmos de LoL, mas não têm as mesmas habilidades ou evoluções do jogo-irmão.

Assim, é comum ver por aqui nomes como Blitzcrank, Ezreal, Gnar, Jinx, Ashe, Jayce, entre outros. Mas espere se surpreender com visuais e golpes nas lutas.

Já as origens são uma espécie de “subclasse”, que varia de acordo com o campeão escolhido e serve para combinar ataques e estratégias. Mas, para quem está começando, não é tão necessário se focar nisso.

Como jogar TFT

Para jogar TFT é necessário montar sua equipe e posicionar no tabuleiro dentro das partidas. Como mencionado, trata-se de um game de estratégia, mas a jogabilidade é quase automática – daí o gênero “Auto Chess”.

Cada partida começa com um oito jogadores e, ao final, só restará um vencedor. Sim, há elementos de Battle Royale em TFT, mas não é o principal, por isso não é possível afirmar que ele é um game deste tipo.

A partida começa com personagens organizados em um círculo, de maneira aleatória, para que os jogadores escolham com quem querem começar os embates. Quando alguém pega um campeão, ele fica indisponível para os outros, ao menos nesta seleção inicial.

Como jogar TFT / Felipe Vinha / Reprodução

Quando a partida começa, o jogador precisa colocar o campeão no tabuleiro e, em seguida, ele luta de maneira automática. A estratégia entre em saber qual campeão posicionar em qual posição ele ficará.

As três primeiras rodadas de uma partida são contra “minions”, que são monstros controlados pelo computador. Eles servem para gerar itens, experiência e ouro para o jogador. As seguintes são contra outros jogadores e seus respectivos campeões.

Conforme você ganha ou perde, a vida pode diminuir. Se perder muitas vezes, será eliminado da partida. Se seguir vencendo, continuará no topo dos oito participantes – tudo depende da sua performance.

Quando ganhar ouro, compre outros campeões que aparecem na loja no topo da tela, para formar times mais fortes, variados e com estratégias diversas.

Itens

Os itens dentro de TFT se comportam de maneira parecida do que é visto em LoL, mas podem vir para sua equipe de duas formas distintas:

  • Derrotando monstros controlados pelo computador e que aparecem entre embates
  • Coletando personagens no círculo de seleção que já venham com itens

Os itens são equipados em tempo real, basta tocar em um e arrastar para o campeão desejado. Caso queira retirar o item de um campeão é necessário “vender” o personagem durante a partida. O limite é de três itens por campeão.

Como subir o nível do campeão

Para subir o nível de um campeão em TFT é preciso ter três cópias de um mesmo personagem. Compre cópias iguais do personagem na loja entre cada partida e acumule-as.

Também é possível conseguir cópias do campeão no círculo de seleção inicial ou entre rodadas, quando ele aparece.

Outras dicas

Com este conhecimento inicial já é possível jogar TFT, ao menos começar. O game tem jogabilidade automática dentro das batalhas, então não se preocupe tanto com controles ou informações técnicas demais.

Treine bastante e entre em partidas normais sem medo, antes de tentar aumentar seu ranking. Também é sempre válido estudar formação de campeões e quais os melhores itens funcionam com cada um.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação