Início » Finanças » O que são ações preferenciais?

O que são ações preferenciais?

Quem decide investir em ações preferenciais tem prioridade no recebimento de dividendos; conheça outras características

Luiza Xavier Por
TB Responde

Para saber o que são ações preferenciais tenha em mente o significado da palavra “preferência”. Essa classe de ações negociadas na Bolsa de Valores, identificada pela sigla PN, como o próprio nome indica, dá ao investidor prioridade no momento da distribuição de dividendos. Mas estes papeis apresentam outras características.

A seguir, saiba mais sobre o que são ações preferenciais.

Que horas abre o mercado de Ações / Austin Distel / Unsplash

O que são ações preferenciais?

Enquanto as ações ordinárias (ON) conferem a quem as detêm o direito a voto nas assembleias de acionistas nas companhias, as ações preferenciais (PN) têm como principal característica a garantia de prioridade no pagamento de dividendos — parcela de lucros das empresas distribuída entre os acionistas.

Elas são caracterizadas pelo número 4 após a sigla da empresa. Por exemplo, PETR4 é a ação preferencial da Petrobras.

No entanto, antes de optar pelo compra de ações PN em sua corretora de preferência, considere que, em alguns casos, as ações preferenciais também dão ao investidor o direito de votar.

Por esse motivo, o preço de uma ação preferencial é, geralmente, mais alto que o cobrado por uma ação ordinária. Além disso, normalmente, os papeis da classe preferencial costumam ter maior liquidez. São mais fáceis de ser negociados.

Outro ponto a ser considerado é que, em caso de falência ou liquidação da empresa, quem tem ações preferenciais também terá prioridade.

Por outro lado, é importante lembrar ao futuro investidor que, se a empresa falir, provavelmente, não haverá o que distribuir entre os acionistas.  Então, a prioridade de recebimento nesta situação não fará diferença. Vale ressaltar ainda que, quando os resultados da companhia não forem satisfatórios — não houver lucro — o pagamento de dividendos pode ser suspenso.

E, mais: ações preferenciais podem ser exigíveis. Isto é, a qualquer momento e por qualquer razão, a companhia pode efetuar a recompra das ações dos investidores pelo valor nominal. Tal condição pode significar menos proteção para o acionista minoritário.

Ordinária ou preferencial: qual garante maior rendimento?

Se você está pesquisando sobre como começar a investir em ações, esta é uma dúvida muito comum e totalmente compreensível: qual delas garante maior rendimento, ON (ordinária) ou PN (preferencial)? 

A realidade é que não há como prever com precisão o resultado dos investimentos em renda variável, tipo de aplicação em que está incluída a compra de ações. O retorno financeiro depende de fatores diversos, desde a solidez da empresa em que se investiu até aspectos macroeconômicos.

Para identificar o investimento mais adequado, é importante pesquisar em sites sobre educação e orientação financeira. Outra dica é aproveitar as simulações online, sem compromisso, que bancos de investimento e corretoras costumam oferecer gratuitamente a quem pretende investir com mais segurança.

Com informações: CVM e B3 (Bolsa de Valores Brasileira)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação