Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Dropbox encerra suporte a versões antigas de Android

Dropbox encerra suporte a versões antigas de Android

O fim do suporte não significa que o Dropbox deixará de funcionar automaticamente em aparelhos antigos, ele só não será mais atualizado

O Dropbox não vai mais lançar versões do aplicativo com suporte para versões mais antigas do Android. A mudança nos planos da empresa pode parecer drástica, mas atinge apenas pouco mais de 15% de todos os usuários do sistema operacional móvel do Google ao redor do planeta.

A nota de fim de suporte foi divulgada pela própria empresa na Play Store, junto da atualização mais recente, que levou o aplicativo para versão 198.2.2. “Esta é a última versão que será compatível com Android 4.4 e Android 5. Para obter as atualizações dos recursos mais recentes, melhorias de desempenho e correções de erros, atualize para o Android 6 ou superior”, diz o comunicado.

O Android 4.4 KitKat foi lançado em 2013, com o Android 5 Lollipop chegando ao público a partir do final do ano seguinte. De acordo com informações do próprio Google, até o dia 13 de julho deste ano apenas 6,9% dos usuários ainda utilizam um aparelho com Android 4.4 e 14,5% estão dentro do Android Lollipop, que reúne os Androids 5.0 e 5.1. Informações do Play Console mostram que desenvolver um aplicativo para rodar a partir do Android 6 Marshmallow, faz o programa não ser acessível para 15,1% de todos os usuários.

O fim do suporte não significa que o serviço de backup em nuvem será automaticamente desligado a partir da próxima atualização, mas sim que estes smartphones e tablets não receberão mais nenhum update a partir deste momento. A decisão de fechar o acesso do programa que já está instalado depende apenas do Dropbox.

No iPhone, iPod Touch ou iPad o cenário é semelhante, já que por lá o app exige que o dispositivo esteja ao menos no iOS 11.1 e que foi lançado em novembro de 2017. Atualmente todos os iPhones a partir do iPhone 5s são compatíveis com esta versão do sistema operacional, assim como todos os iPad Air, Pro e a partir do iPad Mini 2 e iPad de quinta geração.

Com informações: Android Police.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação