Chrome OS ganha integração com Dropbox no gerenciador de arquivos

A integração não exige versão específica do Chrome OS, depende apenas do aplicativo do Dropbox para Android instalado no portátil

André Fogaça
Por
• Atualizado há 2 anos
chrome OS dropbox fino

O Dropbox já pode ser utilizado nativamente no gerenciador de arquivos que existe dentro do Chrome OS. A novidade faz o serviço de armazenamento em nuvem aparecer como uma pasta nativa do sistema, como já fazem alguns concorrentes como o OneDrive e até mesmo o Google Drive.

Para a pasta do Dropbox aparecer na barra lateral que fica na esquerda do gerenciador de arquivos, chamado apenas por Arquivos, o serviço de backup em nuvem precisou incorporar uma API chamada DocumentsProvider, lançada no ano passado e que permite a exibição e gerenciamento de arquivos que estão nos servidores.

Já era possível acessar todos os arquivos do Google Drive a partir deste local, mas com a nova instrução outros apps começaram a inserir a funcionalidade como é o caso do OneDrive da Microsoft.

Para acessar as pastas e arquivos do Dropbox o usuário não precisa nem mesmo de uma versão específica do Chrome OS. É necessário apenas que o Chromebook conte com acesso ao acervo da Play Store, pois a integração depende do app para Android instalado. Existe apenas uma limitação, que fica na contagem de dispositivos que podem acessar a conta na versão gratuita (são três no máximo).

Nos testes que fiz, reparei que é possível subir arquivos ao jogar dentro da pasta e o mesmo vale para o download, mas alterações feitas em outros gadget não foram sincronizadas. Eu não consegui ver uma foto que foi para o Dropbox pelo navegador (do próprio Chromebook) e nem mesmo apagar uma pasta pelo gerenciador do Chrome OS – ela foi apagada, mas não sumiu nos outros dois locais onde acesso a conta.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Fogaça

André Fogaça

Ex-autor

André Fogaça é jornalista e escreve sobre tecnologia há mais de uma década. Cobriu grandes eventos nacionais e internacionais neste período, como CES, Computex, MWC e WWDC. Foi autor no Tecnoblog entre 2018 e 2021, e editor do Meio Bit, além de colecionar passagens por outros veículos especializados.

Canal Exclusivo

Relacionados