Início » Aplicativos e Software » Uber ganha opção para chamar táxi no Brasil

Uber ganha opção para chamar táxi no Brasil

Modalidade Uber Taxi começará a funcionar na cidade de São Paulo em agosto e cobrará tarifa de taxímetro

Emerson Alecrim Por

Em praticamente todos os mercados, a Uber foi vista como “inimiga” dos táxis no início de suas operações. Quem diria então que, um dia, a companhia iria se aliar a eles? Pois saiba que o Uber Taxi está vindo aí: a modalidade possibilita viagens de táxis a partir do aplicativo da plataforma e vai começar a funcionar na cidade de São Paulo.

Táxi - São Paulo

A escolha da capital paulista para o início do Uber Taxi no Brasil é estratégica. Na cidade, táxis podem trafegar nas faixas de ônibus, por exemplo, uma grande vantagem em horários de pico ou em regiões com trânsito frequentemente congestionado.

Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil, diz que o Uber Taxi está sendo lançado por um pedido recorrente dos clientes corporativos da plataforma “que gostariam de poder usar esse serviço contando com ferramentas como o compartilhamento de viagens em tempo real e outros recursos de segurança do aplicativo”.

Apesar disso, todos as categorias de usuários poderão ter acesso à nova modalidade. Para isso, basta escolher o táxi entre as opções de veículos que aparecem quando uma viagem estiver sendo solicitada no aplicativo.

Os preços deverão ser diferentes dos que são cobrados na outras modalidades, pois seguirão a tabela de tarifas estabelecidas pela prefeitura de São Paulo, ou seja, serão baseados no taxímetro. Ao final de cada corrida, caberá ao taxista informar o valor calculado pelo dispositivo no aplicativo para a cobrança ser realizada.

Uber Taxi

Obviamente, o serviço só estará disponível para taxistas devidamente credenciados na plataforma. O taxista interessado deve se cadastrar no aplicativo da Uber para parceiros (Uber Driver), o mesmo que é usado pelos demais motoristas. É obrigatório ser credenciado pela prefeitura.

Embora inédito no Brasil, o Uber Taxi não é uma modalidade nova. O serviço está disponível em Santiago do Chile desde junho e existe há mais de cinco anos em cidades de 22 países, como Atenas, Seul, Montreal, Sydney e Madrid.

As operações do Uber Taxi em São Paulo estão previstas para começar no próximo mês. Ainda não há informação sobre lançamento da modalidade em outras cidades brasileiras.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
24 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Caleb Enyawbruce (@Enyawbruce)

E ai, alguem vai ter “coragem” ($)?

imhotep (@imhotep)

A Uber fez apenas o que a 99 já faz.
Na 99 eventualmente aparecem descontos pra fazer a corrida por táxi.
Mas mesmo assim são mais caros do que o motorista de carro privado.

Acho que só a pressa e a possibilidade de usar as faixas exclusivas de ônibus é que favorecem os táxis.

Matt (@hadtohear)

Em SP faz mais sentido pelos taxis poderem usar a faixa de ônibus

Higo Ferreira (@higoff)

Gostei do marketing. É uma forma de mostrar para todos, a cada corrida, que os táxis são mais caros.

@doorspaulo

No aguardo dos taxistas reclamarem e agredirem outros taxistas que utilizarem o app.

Renan (@Johnsson)

Realmente com essa vantagem desleal algumas vezes eles vão sair ganhando.

Jhonny (@jokalokao)

Já peguei táxi no 99 mais barato que o carro privado. Claro que em dia de muito movimento.
Mas as vezes acontece

imhotep (@imhotep)

Vc é taxista?
Eu aprendi a dirigir com um taxista, q era instrutor de autoescola.
Ainda encontro com ele 1x por ano, qd vou visitar a família na cidade onde eu morava.

A questão é a seguinte: eu prefiro pagar mais barato, quase sempre. Por isso opto pelo Uber. Eventualmente eu ainda pego táxi, como por exemplo, chego no aeroporto de Congonhas, q fica a 10 minutos da minha casa, então a diferença de preço é irrelevante.

Tb pego táxi qd a urgência é grande e vejo algum táxi parado na rua, no ponto. O preço mais alto vale pela economia do meu tempo, q é caro.

Quanto a discriminar o taxista, isso é algo q não faço. Mas priorizo sim o preço mais baixo, mesmo qd os taxistas dizem q o motorista do Uber é ex-presidiário, q é malandro, etc.

A briga fica de ambos os lados e a difamação é de ambos os lados.

A questão da tarifa dinâmica do Uber é a lei da oferta e da demanda - mais demanda, preço mais alto. Justo! Aliás, por mim, a bandeira 2 do táxi seria de 7 às 9h da manhã e de 17 às 19h da noite. Só! Qd a demanda é mais alta.

A tarifa do Uber tb é de km percorrido e tempo gasto - é uma mescla de ambos. Então não tem diferença. E o taxista tem desconto em compra de carro, em alguns estados tem até isenção de IPVA. Então, ganha-se de um lado e perde-se de outro.

Só não adianta estressar - esse mercado de aplicativos não vai morrer e mesmo q as prefeituras taxem os Ubers, como a prefeitura de São Paulo faz, o cliente vai pegar o q for mais cômodo e mais barato, seja q serviço for.
Em qualquer área é assim - na engenharia, no comércio, etc…

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

O Uber Taxi existe quase desde o dia que o Uber foi lançado pros americanos.

Desde que ela chegou aqui, fiquei aguardando pra ver se ela lançava essa categoria e nunca chegou.

Pensei que nem fossem tentar mais.

@doorspaulo

Ninguém faz isso. Quem faz são os próprios taxistas, quando caçavam motoristas do Uber, e tocavam o terror nos passageiros e motoristas.
Claro, não são todos, e já peguei taxistas muito educados e gente boa, mas a maioria eram uns animais.

Toda vez que ia para SP, passava alguma raiva com táxi, seja música duvidosa, se negar a ligar o ar, caçar briga no trânsito e praguejar sem parar por qualquer barbeiragem dos outros motoristas. Isso sem contar furar sinais, velocidades incompatíveis com a via, e ficar batendo boca por causa de troco.

Hoje, quando vou para SP, uso apenas Uber. Tem vezes que demora mais? Com certeza.
Mas, os prós superam com folga o pequeno contra.

Reinaldo R (@Reinaldo_R)

Nem pelo mesmo preço do uber entro num taxi. Na verdade, nem de graça

imhotep (@imhotep)

Eu expliquei as ocasiões onde eu uso.
Tem espaço pra todo mundo…
Mas o taxistas precisam evoluir.

Quanto a avaliar taxistas, esses apps surgiram antes de existir o Uber no Brasil. Era apenas para táxi, como o antigo Easy Táxi e o 99, q era chamado de 99 táxis.
Várias vezes avaliei mal, pq o taxista queria dar desculpa de q o smartphone não estava funcionando, pra poder cobrar pelo taxímetro, q era mais caro.
Aí uma vez eu falei q não ia fazer a corrida pq não tinha dinheiro - só poderia pagar pelo app. O smartphone dele voltou a funcionar na hora.

Eu (@Keaton)

Sei lá, eu apoio essa decisão. Agora quero ver taxista reclamando que o Uber matou o Taxi… (tecnicamente falando, matou.)

Jhonny (@jokalokao)

Não sei onde você mora, mas tem lugar que os taxis são mais bem cuidados que Uber. Já vi motoristas de táxi até de terno, e não era táxi de luxo.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Realmente na época em que só havia táxi era complicado. A menos que você já conhecesse o trajeto e sabia quanto custaria, poderia ter grandes surpresas.

Achei um erro manterem esse legado do taxímetro, que cobrassem uma tarifa maior então.

Exibir mais comentários