Uber ganha opção para chamar táxi no Brasil

Modalidade Uber Taxi começará a funcionar na cidade de São Paulo em agosto e cobrará tarifa de taxímetro

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 6 meses
Táxi - São Paulo

Em praticamente todos os mercados, a Uber foi vista como “inimiga” dos táxis no início de suas operações. Quem diria então que, um dia, a companhia iria se aliar a eles? Pois saiba que o Uber Taxi está vindo aí: a modalidade possibilita viagens de táxis a partir do aplicativo da plataforma e vai começar a funcionar na cidade de São Paulo.

A escolha da capital paulista para o início do Uber Taxi no Brasil é estratégica. Na cidade, táxis podem trafegar nas faixas de ônibus, por exemplo, uma grande vantagem em horários de pico ou em regiões com trânsito frequentemente congestionado.

Claudia Woods, diretora geral da Uber no Brasil, diz que o Uber Taxi está sendo lançado por um pedido recorrente dos clientes corporativos da plataforma “que gostariam de poder usar esse serviço contando com ferramentas como o compartilhamento de viagens em tempo real e outros recursos de segurança do aplicativo”.

Apesar disso, todos as categorias de usuários poderão ter acesso à nova modalidade. Para isso, basta escolher o táxi entre as opções de veículos que aparecem quando uma viagem estiver sendo solicitada no aplicativo.

Os preços deverão ser diferentes dos que são cobrados na outras modalidades, pois seguirão a tabela de tarifas estabelecidas pela prefeitura de São Paulo, ou seja, serão baseados no taxímetro. Ao final de cada corrida, caberá ao taxista informar o valor calculado pelo dispositivo no aplicativo para a cobrança ser realizada.

Uber Taxi

Obviamente, o serviço só estará disponível para taxistas devidamente credenciados na plataforma. O taxista interessado deve se cadastrar no aplicativo da Uber para parceiros (Uber Driver), o mesmo que é usado pelos demais motoristas. É obrigatório ser credenciado pela prefeitura.

Embora inédito no Brasil, o Uber Taxi não é uma modalidade nova. O serviço está disponível em Santiago do Chile desde junho e existe há mais de cinco anos em cidades de 22 países, como Atenas, Seul, Montreal, Sydney e Madrid.

As operações do Uber Taxi em São Paulo estão previstas para começar no próximo mês. Ainda não há informação sobre lançamento da modalidade em outras cidades brasileiras.

Receba mais sobre Uber na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados