Início » Carro » Sony vai testar carro elétrico Vision-S nas ruas de Tóquio

Sony vai testar carro elétrico Vision-S nas ruas de Tóquio

O Vision-S utiliza 33 sensores que monitoram tudo ao redor e dentro do veículo, incluindo até mesmo sensores CMOS de câmeras da Sony

André Fogaça Por

A Sony anunciou nesta semana que avançou nos testes do Vision-S, carro conceito com motor elétrico que a empresa japonesa está desenvolvendo. Neste momento o veículo está na capital japonesa, depois de ser criado e passar os últimos tempos na Califórnia, nos Estados Unidos.

sony vision-s

O veículo é um sedan com visual típico dos carros elétricos da Tesla, desenvolvido pela própria Sony e em parceria com marcas como Bosch, BlackBerry, Continental, Nvidia e Qualcomm. Ele conta com muitos recursos dentro da lataria que protegem o conjunto de baterias e os ocupantes do carro. A primeira aparição do Vision-S aconteceu durante a CES deste ano e foi uma das surpresas do evento – afinal de contas, quem esperava a Sony apresentando um carro?

Ele chega em velocidade máxima de 240 km/h e não tenta ser tão esportivo quanto um Tesla, mas marca 544 cavalos de força. O que importa nem é este detalhe, mas sim os 33 sensores que estão espalhados pelo veículo em muitos pontos, junto de uma tela extremamente larga e que ocupa quase que toda a área entre a perna das pessoas que estão no banco da frente e o vidro do para-brisa.

Por dentro todos estes sensores e sistemas alimentam o cérebro do veículo para inteligência artificial e o protótipo pode tirar proveito das redes 5G. Além de ajudar com informações importantes sobre a viagem, a conexão pode ser utilizada para atualizar o firmware do carro. Estes updates, assim como nos Teslas e no seu smartphone, podem trazer correções de segurança ou novas funções.

Assim como os principais lançamentos neste tipo de carro, existe alguma forma de condução autônoma no Vision-S e ela está categorizada no nível 2. Isso significa que o carro pode acelerar, frear e controlar a direção, mas o motorista precisa estar atento e pronto para tomar a direção a qualquer momento.

O Vision-S nasceu como um protótipo e deve continuar assim, já que é pouco provável que a Sony entre de cabeça no mundo dos carros. Durante a apresentação na CES, o próprio Kenichiro Yoshida, CEO e presidente da Sony, afirmou que a plataforma do carro é utilizada para mostrar ao mundo estes sensores e a tecnologia de entretenimento da empresa.

Ele deve continuar assim, como uma área de exemplo dos sensores CMOS para carros, do LiDAR de longa distância para detecção de objetos, além do reconhecimento dos ocupantes com câmeras ToF, que ajudam no trabalho de saber se o motorista está ou não prestando atenção na estrada. Alguns destes sensores já estão em veículos de outras empresas, como nos Lexus ES, NX e UX, além dos Toyota Crown, Alphard/Vellfire e no Corolla Sports.

Com informações: Sony.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Leo (@leonardoroese)

Faz tempo eu não me interesso mais tanto assim por carros, sendo econômico, tendo mínimo de conforto e me levando onde preciso, tá ótimo. Deve ser por causa dos meus 38 anos, há 15 anos atrás seria diferente. Mas confesso que esses carros elétricos e smart que estão vindo aí queria muito ter na minha garagem! Cada um mais lindo que o outro, por dentro e por fora, cheio de tecnologia, irresistível! Esse da Sony é TOP!

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Esse da Sony certamente vai ser a vitrine para as tecnologias automotivas dela. Já que esses carros precisam de muitos sensores e alguém precisa fornecê-los.

² (@centauro)

Fico imaginando num futuro próximo alguém mandar uma mensagem pro chefe falando que vai chegar atrasado porque o carro recebeu uma atualização de firmware bugada que travou o carro.

Leo (@leonardoroese)

Com certeza.