Como enviar vídeos e fotos grandes no WhatsApp sem perder qualidade

WhatsApp limita o tamanho de arquivos compartilhados no aplicativo; vídeos longos precisam ser enviados como documentos

Victor Toledo Lucas Lima
Por e
• Atualizado há 8 meses
WhatsApp
Como enviar vídeos em alta qualidade pelo WhatsApp (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

O WhatsApp coloca um limite máximo de 16 MB para vídeos e fotos enviados pelo aplicativo de mensagens. Por esse motivo não é possível enviar vídeos longos, que acabam sendo cortados ao compartilhar. Contudo, é possível usar o anexo de documentos para mandar arquivos grandes e sem perda de qualidade.

Como mandar vídeos longos no WhatsApp

É preciso acessar sua conversa do WhatsApp e clicar no botão “Documentos” para enviar fotos e vídeos mais longos sem compressão de dados.

É possível enviar arquivos de mídia de até 2 GB. O método é o mesmo para Android e iOS.

  1. Acesse uma conversa do WhatsApp e toque no ícone de anexo, localizado na parte de baixo da tela.
    Mockup de celular Android com print de tela de uma conversa de WhatsApp. Uma seta indica o clip, localizado no canto inferior direito, usado para mandar vídeos longos no WhatsApp.
  2. Selecione o botão “Documento” para enviar fotos e videos mais pesados.
    Mockup de celular Android com print de tela de uma conversa de WhatsApp. Uma seta indica o botão "Documentos" localizado no centro da tela.
  3. Selecione o arquivo de mídia que deseja enviar no WhatsApp.
    Mockup de celular Android com print de tela de uma conversa de WhatsApp. Uma seta indica o local onde se encontra o vídeo que queremos enviar pelo WhatsApp.
  4. Adicione uma legenda na tela de pré-visualização da rede social e toque no botão enviar, localizado no canto inferior direito.
    Mockup de celular Android com print de tela de uma conversa de WhatsApp. Uma seta indica o botão enviar, localizado no canto inferior direito.
  5. Aguarde o carregamento do arquivo. Sua foto ou vídeo será enviado sem compressão para um contato no WhatsApp.
    Mockup de celular Android com print de tela de uma conversa de WhatsApp

Outra opção é enviar vídeos em alta qualidade diretamente pela nova ferramenta de envio do WhatsApp. Veja como a seguir.

Como enviar vídeos e fotos em alta qualidade no WhatsApp

O WhatsApp liberou uma ferramenta que permite enviar vídeos e fotos sem comprometer a qualidade da imagem.

O tutorial é o mesmo para Android e iOS, mas não funciona no WhatsApp Web ou no aplicativo da rede social para desktop.

  1. Acesse uma conversa no WhatsApp e toque no botão de anexo para enviar fotos e vídeos.
    Mockup de iPhone com print de conversa do WhatsApp. Uma seta indica o botão "+", localizado no canto inferior esquerda da tela.
  2. Selecione a opção “Fotos e vídeos” da rede social.
    Mockup de iPhone com print de conversa do WhatsApp. Uma seta indica o botão "Fotos e vídeos".
  3. Toque no botão “HD” para enviar os arquivos no WhatsApp sem compressão
    Mockup de iPhone com print de conversa do WhatsApp. Uma seta indica o botão HD, usado para enviar imagens em alta definição.
  4. Selecione a opção de alta definição e toque no botão de enviar.
    Mockup de iPhone com print de conversa do WhatsApp. Uma seta indica a opção de alta qualidade, localizado na parte inferior da tela.
  5. É possível confirmar se a foto ou vídeo foi enviado em alta qualidade se o ícone “HD” aparecer no canto inferior esquerdo da imagem.
    Mockup de iPhone com print de conversa do WhatsApp. Uma seta indica o ícone HD, que remete ao envio de imagens em alta definição.

Os arquivos em alta definição ainda são compactados para garantir que o envio e recebimento sejam rápidos, de acordo com a assessoria do WhatsApp.

As fotos enviadas em HD ficam com qualidade entre 9 e 16 megapixels. Já os arquivos de mídia enviados na qualidade padrão da rede social têm entre 1,5 e 4 megapixels de qualidade.

Quais os limites para fotos, vídeos e arquivos no WhatsApp?

Existem alguns limites para enviar fotos, vídeos e arquivos no WhatsApp.

  • Fotos e vídeos: até 100 arquivos no Android e PC; até 30 fotos ou vídeos no iOS. Foi possível enviar vídeos com até 95 MB em meus testes no aplicativo. Esse tamanho é reduzido para 10 MB em aparelhos com 512 MB de memória, de acordo com o WhatsApp.
  • Arquivos: documentos com até 2 GB de tamanho.

Como diminuir vídeos grandes para enviar no WhatsApp?

É necessário usar um aplicativo ou site de compressão de dados para diminuir e converter um vídeo grande para o WhatsApp. Esse método pode ser útil para enviar vídeos mais longos de forma mais rápida.

Por que o vídeo ou foto perdem qualidade no WhatsApp?

As fotos e vídeos enviados no WhatsApp perdem a qualidade por conta da compressão de dados feita pela rede social. Essa compactação é necessária para que o envio de arquivos seja feito de forma mais dinâmica, usando menos dados móveis e auxiliando usuários que têm conexão de internet mais lenta.

As imagens em alta definição são enviadas no formato JPEG progressivo, de acordo com o WhatsApp. Isso garante que pessoas com conexão limitada consigam baixar os arquivos na qualidade padrão.

Por que o WhatsApp corta os vídeos enviados?

O WhatsApp corta os vídeos para limitar o tamanho dos arquivos enviados para outro usuário.

É possível enviar vídeos de até 45 segundos por vez no WhatsApp. Para enviar vídeos maiores é preciso cortá-los ou usar a opção “Encaminhar” disponível no aplicativo.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Toledo

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do TB. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre em simuladores de corrida e assistindo futebol.

Lucas Lima

Lucas Lima

Editor-assistente

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Canal Exclusivo

Relacionados