Como cancelar uma compra na Amazon

Descubra como cancelar um pedido na Amazon antes que seja enviado, seja pré-venda ou compra feita normalmente no site e app

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Como cancelar uma compra na Amazon / Felipe Vinha / Reprodução

É comum precisar cancelar pedidos de compras online, por diversas razões, e lojas como a Amazon permitem este tipo de função, desde que sejam respeitadas algumas regras. Veja como cancelar um pedido na Amazon e o que é necessário para o procedimento.

Pequenas regrinhas

O usuário tem grande liberdade na hora de tentar cancelar compras feitas na Amazon. A loja oferece suporte completo para a função e atendimento adicional de seus funcionários em caso de dúvidas. Porém, é necessário cumprir alguns requisitos.

Para cancelar, de fato e de imediato, após a compra ser feita, é possível desde que:

  • O pedido não tenha sido enviado
  • Dentro dos 30 primeiros minutos da compra ter sido feita

Se a compra foi feita por cartão de crédito, o cancelamento é mais prático e rápido.

Caso a compra seja feita com pagamento em Boleto, a Amazon exibe um aviso para que o cliente aguarde, pois “o pedido será cancelado automaticamente caso o Boleto não seja pago até a data de vencimento” – o que, de fato, acontece.

Como cancelar uma compra na Amazon / Felipe Vinha / Reprodução

Já pedidos feitos em pré-venda ou qualquer outro tipo de compra, desde que siga os requisitos, podem ser cancelados pelo próprio site.

Para outras solicitações de cancelamento ou qualquer problema ocorrido, a Amazon recomenda solicitar auxílio a um de seus atendentes, nas páginas de Ajuda.

Como cancelar um pedido na Amazon

Para cancelar um pedido feito na Amazon é preciso acessar seu perfil na loja, entrar no histórico de pedidos e seguir os passos de cancelamento.

Siga os passos:

  1. Acesse o site ou aplicativo Amazon;
  2. Escolha a opção “Devoluções e Pedidos” ou “Seus Pedidos”;
  3. Encontre o pedido que deseja cancelar;
  4. Selecione “Cancelar Itens”;
  5. Escolha a razão do cancelamento;
  6. Marque quais itens deseja cancelar – se for mais de um.
  7. Por fim, escolha “Cancelar os itens selecionados neste pedido”;
  8. O cancelamento será confirmado e o usuário receberá um e-mail registrando a decisão.
Como cancelar uma compra na Amazon / Felipe Vinha / Reprodução

O cancelamento é irreversível. Uma vez cancelada, a compra precisa ser refeita, o que não garante o preço original do produto, no momento da primeira compra. Por isso cancele apenas quando tiver certeza da decisão.

Outros cancelamentos

O processo de cancelamento descrito acima é válido para a Amazon brasileira. Na versão norte-americana também é possível cancelar com diretrizes parecidas. A diferença é que compras na Amazon Estados Unidos não utilizam Boleto, apenas cartão de crédito.

Além disso, também é possível desistir de uma compra feita online, dentro do prazo de sete dias, como descreve o Artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, válido em todo o território nacional.

Como descrito:

Art. 49. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio”.

Para este tipo de cancelamento é necessário entrar em contato com a Amazon para solicitar a devolução do produto e ressarcimento do valor pago.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Amazon na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados