Início » Internet » Microsoft vai descontinuar Cortana no Android e iPhone

Microsoft vai descontinuar Cortana no Android e iPhone

Assistente pessoal da Microsoft também não estará mais disponível nos Surface Headphones em 2021

Paulo Higa Por

A Microsoft já vinha fazendo mudanças na Cortana para transformá-la em uma ferramenta com foco em trabalho, removendo funções como casa conectada e reprodução de música. Nesta sexta-feira (31), a empresa anunciou mais uma etapa da transição: o aplicativo da Cortana para celulares Android e iOS será descontinuado em todos os países, assim com o suporte para determinados eletrônicos.

Cortana

A primeira mudança é o fim do suporte a todos os recursos desenvolvidos por terceiros: as skills não estarão mais disponíveis a partir de 7 de setembro de 2020. Já o aplicativo da Cortana para Android e iOS será descontinuado no início de 2021, de acordo com a Microsoft. Ele já havia sido encerrado em quase todos os países, com exceção dos Estados Unidos, no começo deste ano.

A Cortana foi reposicionada para não concorrer mais com Google Assistente e Alexa. Em vez de ser uma assistente pessoal tradicional para tocar música ou informar a previsão do tempo, a Cortana foi integrada a ferramentas de produtividade do Microsoft 365, como o Outlook e o Teams, para agilizar tarefas por meio de comandos de voz.

A versão antiga da assistente pessoal da Microsoft também será removida dos primeiros Surface Headphones, mas ainda será possível utilizar a nova Cortana do Outlook nas duas gerações de Surface Headphones e nos Surface Earbuds. Os fones de ouvido, assim como o resto da linha Surface, não chegaram a ser lançados no Brasil.

O smart speaker Harman Kardon Invoke, rival do Amazon Echo, perderá integração com a Cortana em janeiro de 2021 e se tornará um alto-falante com Bluetooth mais convencional. Como prêmio de consolação, a Microsoft oferecerá um gift card de US$ 50 nos Estados Unidos para quem comprou o Invoke e deu um comando de voz após 31 de julho de 2019.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
8 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

FelipeCG (@FelipeCG)

Excelente! Só falta descontinuar a Cortana agora do resto do mundo.

Edilson Junior (@Edilson)

Já que a Cortana vai estar só no Microsoft 365 poderiam fazer um redesign nela. Talvez uma skin de um clipe de papel que fica perguntando se tenho certeza de salvar o documento.

Eu (@Keaton)

Ou pelo menos no Windows 10. hahaha

anon31878329 (@anon31878329)

Bem vinda, nova Cortana!

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Baixa a Alexa na loja.

Agora a Cortana é um app a lá carte e dá pra desinstalar.

Henrique Picanço (@HenriquePicanco)

Cortana is the new Clipper!

Adorei esse reposicionamento. Não faço ideia de quem vai usar, mas pelo menos não me enche mais o saco no desktop. Só falta poder mudar o buscador padrão do menu iniciar do Windows 10.