Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » iOS 14 pode ter impacto negativo em anúncios, diz Facebook

iOS 14 pode ter impacto negativo em anúncios, diz Facebook

O iOS 14 permite que o usuário bloqueie o rastreio do que é feito fora do aplicativo e a atitude afeta a publicidade veiculada no Facebook

O Facebook, mesmo depois de registrar lucro alto, prevê que a chegada do iOS 14 para os usuários vai trazer problemas para a publicidade que roda dentro da maior rede social do mundo. O problema está na maior capacidade de controle de como os aplicativos podem rastrear quem usa o aparelho.

O temor apareceu durante uma entrevista de David Wehner, diretor financeiro do Facebook, com o canal americano CNBC. “Ainda estamos tentando entender como essas mudanças serão, como elas nos impactarão e a todos da indústria, que no mínimo irá dificultar o crescimento do uso de publicidade dentro do Facebook e em outros apps”, diz Wehner.

A preocupação tem motivação: o iOS 14 permitirá que o usuário impeça que aplicativos rastreiem suas atividades fora do Facebook. Isso significa que este app saberá menos do cotidiano da pessoa fora do aplicativo da rede social e isso atrapalha na hora de vender anúncios. É este olho que faz a busca por um produto no navegador aparecer como propaganda dentro do Facebook.

Com o bloqueio ativado, os aplicativos ainda precisarão perguntar para o usuário se ele quer que alguns dados sejam rastreados. Com este maior controle sobre a privacidade, uma parte considerável da receita do Facebook pode ficar menor, já que a publicidade será menos focada e mais genérica – e propaganda genérica tem menor chance de virar uma compra.

Wehner não diz o tamanho do impacto desta alteração nas receitas do Facebook, mas afirma que ele aparecerá em grande parte a partir do relatório financeiro do próximo trimestre.

Com informações: CNBC.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação