Como domar o algoritmo do TikTok no ForYou [Para Você]

Ver o que você "não gosta" no feed é sinal de que a rede social não entendeu você; saiba como domar o algoritmo do TikTok

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
TikTok (Imagem: Kon Karampelas/Unsplash)

No artigo anterior, expliquei como o TikTok recomenda vídeos na aba For You e, neste, a ideia é aprender alguns truques para domar o algoritmo. O feed inicial funciona como uma área de descoberta e também é onde a maioria dos usuários passa o tempo. Ver o que você “não gosta” no feed é sinal de que o TikTok não entendeu seus gostos. Contudo, é possível dar uma ajudinha ao algoritmo e domar as sugestões da tela inicial.

Novas contas podem dar spoiler

Usuários novos, que criaram contas mais recentemente, são convidados a selecionar categorias de interesse, como animais de estimação ou viagens, para ajudar a adaptar as recomendações da aba For You às suas preferências. Isso permite que o aplicativo desenvolva um feed inicial logo que você começa a usá-lo e, depois, o algoritmo vai polir as recomendações com base nas interações com esse conjunto inicial de vídeos.

Para usuários antigos ou que que não selecionaram categorias, o TikTok faz o serviço e oferece um feed genérico de vídeos populares para começar a sugerir conteúdo. 

O seu primeiro conjunto de curtidas, comentários e replays iniciará uma rodada inicial de recomendações à medida que o sistema aprende mais sobre o seu gosto. Portanto, se você assiste de novo, curte, comenta e envia esse vídeo a terceiros, pode ajudar.

Como encontrar mais do que eu gosto?

Eis o mistério do TikTok… 

Cada nova interação ajuda o sistema a conhecer seus interesses e sugerir conteúdo — portanto, parece óbvio, a melhor maneira de melhorar ou adaptar seu feed é simplesmente usar e aproveitar o aplicativo interagindo com o que você gosta. É fácil se perder na aba inicial e rever vídeos que você “não gostou” ou “não entendeu”…

Com o tempo, o “Para Você” deve poder apresentar recomendações mais relevantes para seus interesses. Mas qualquer derrapada faz o algoritmo valorizar outros vídeos.

Vale notar que o feed do For You não é moldado apenas pela interação através do próprio feed. Quando você decide seguir novas contas, por exemplo, essa ação também ajuda a refinar suas recomendações (de novas contas semelhantes), além de explorar hashtags, músicas, efeitos e tópicos de tendências na guia “Descobrir”. Todas essas são maneiras de personalizar sua experiência e atrair novas categorias para o seu feed.

Como parar de ver o que eu não gosto?

Literalmente, pare de ver o que você não gosta!

Vou contar um segredo: se você pressionar por alguns segundos um vídeo, pode adicioná-lo aos seus favoritos ou simplesmente tocar em “Não interessado”. 

Você também pode ocultar vídeos de um determinado criador ou feitos com um determinado som (música) ou denunciar um vídeo que pareça estar em desacordo com as diretrizes. Todas essas ações contribuem para futuras recomendações no seu feed.

Há quem goste de bolhas…

Um dos desafios de qualquer mecanismo de recomendação é que eles podem limitar a experiência — o que às vezes é chamado de “bolha”. De acordo com o TikTok, para manter o For You interessante e variado, o sistema trabalha para intercalar diversos tipos de conteúdos novos junto com aqueles que você já conhece e já gostou. 

O For You, por exemplo, tende a não mostrar dois vídeos seguidos feitos com a mesma música ou pelo mesmo criador. Também não recomenda conteúdo que você já viu antes ou qualquer conteúdo considerado spam. Porém, pode ser recomendado um vídeo que tenha ficado popular entre outros usuários com interesses semelhantes.

“A diversidade é essencial e às vezes você pode encontrar um vídeo em seu feed que não parece relevante para seus interesses ou que não acumulou um grande número de curtidas. Este é um componente importante e intencional da nossa abordagem à recomendação: trazer uma diversidade de vídeos para o For You oferece oportunidades adicionais para você se deparar com novas categorias de conteúdo, descobrir criadores e experimentar perspectivas e idéias ao percorrer o seu feed”, explica a rede social.

Ao oferecer vídeos diferentes de tempos em tempos, o sistema também pode ter uma noção melhor do que é popular ou não. Ou seja, algo pode ser popular apenas entre os fãs de determinado criador e não um viral, de fato, que agrada todo tipo de usuário.

Para finalizar, o TikTok afirma que o sistema de recomendação também foi projetado pensando em segurança. O conteúdo é revisado e alguns tipos de vídeos podem não ser elegíveis. Da mesma forma, vídeos que acabaram de ser enviados ou estão sendo revisados ainda (ou, pior, são spam) também não entram nesta aba inicial.

Mas tudo muda, o tempo todo

Nada disso, porém, é fixo.

Tudo muda o tempo todo. O desenvolvimento e a manutenção do sistema de recomendações da TikTok — ou seja, do algoritmo — é um processo contínuo.

“Trabalhamos para refinar a precisão, ajustar modelos e reavaliar os fatores e pesos que contribuem para as recomendações com base no feedback dos usuários, pesquisas e dados. Estamos comprometidos com mais pesquisas e investimentos, enquanto trabalhamos para evitar vieses que podem afetar qualquer sistema de recomendação”.

Com informações: TikTok

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Relacionados