Início » Internet » Google vai ser mais transparente com anúncios online

Google vai ser mais transparente com anúncios online

Recursos de transparência do Google vão permitir que usuário obtenha mais informações sobre anunciantes

Emerson Alecrim Por

A publicidade online é a principal fonte de receita do Google, mas, ao mesmo tempo, pode trazer complicações para a companhia no que diz respeito à privacidade dos usuários. É por isso que, nesta sexta-feira (31), a empresa anunciou algumas medidas para trazer mais transparência a essa relação.

Google (Unsplash)

Começa por uma mudança na caixa de informações sobre anúncios. Talvez você já tenha reparado que muitas peças publicitárias exibem um ícone com a letra ‘i’. Quando clicado, o ícone abre uma página que explica o porquê de você estar vendo aquele anúncio. Pois bem, essa função vai ganhar novo propósitos.

O Google promete implementar, nos próximos meses, um recurso chamado “Sobre este anúncio” que mostrará o nome do anunciante por trás de cada peça publicitária, bem como o seu país de origem. Inicialmente, o recurso será disponibilizado em campanhas realizadas via Google Ads e Display & Video 360, mas chegará a outras plataformas em 2021.

Google - sobre este anúncio

De modo complementar, o Google irá lançar uma ferramenta chamada Ads Transparency Spotlight que dará informações detalhadas sobre os anúncios que o usuário vê. A companhia explica que o universo da publicidade online é muito complexo e, com frequência, muita gente não entende que várias empresas podem estar por trás da exibição de um anúncio.

Ads Transparency Spotlight

O Ads Transparency Spotlight vem para deixar esse aspecto mais claro. A ferramenta já pode ser testada: ela está disponível em versão alpha como extensão para o Google Chrome.

Essas e outras mudanças — como a limitação de cookies de rastreamento no Chrome — exigem de anunciantes e editores de sites mais cuidado com a realização de companhas de publicidade online. É por isso que o Google também anunciou um guia para marketing e outro para editores com recomendações para interação com clientes, gestão de dados, relação com fornecedores e afins.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação