Google vai ser mais transparente com anúncios online

Recursos de transparência do Google vão permitir que usuário obtenha mais informações sobre anunciantes

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Fachada do Google (Imagem: Pawel Czerwinski/Unsplash)

A publicidade online é a principal fonte de receita do Google, mas, ao mesmo tempo, pode trazer complicações para a companhia no que diz respeito à privacidade dos usuários. É por isso que, nesta sexta-feira (31), a empresa anunciou algumas medidas para trazer mais transparência a essa relação.

Começa por uma mudança na caixa de informações sobre anúncios. Talvez você já tenha reparado que muitas peças publicitárias exibem um ícone com a letra ‘i’. Quando clicado, o ícone abre uma página que explica o porquê de você estar vendo aquele anúncio. Pois bem, essa função vai ganhar novo propósitos.

O Google promete implementar, nos próximos meses, um recurso chamado “Sobre este anúncio” que mostrará o nome do anunciante por trás de cada peça publicitária, bem como o seu país de origem. Inicialmente, o recurso será disponibilizado em campanhas realizadas via Google Ads e Display & Video 360, mas chegará a outras plataformas em 2021.

Google - sobre este anúncio

De modo complementar, o Google irá lançar uma ferramenta chamada Ads Transparency Spotlight que dará informações detalhadas sobre os anúncios que o usuário vê. A companhia explica que o universo da publicidade online é muito complexo e, com frequência, muita gente não entende que várias empresas podem estar por trás da exibição de um anúncio.

Ads Transparency Spotlight

O Ads Transparency Spotlight vem para deixar esse aspecto mais claro. A ferramenta já pode ser testada: ela está disponível em versão alpha como extensão para o Google Chrome.

Essas e outras mudanças — como a limitação de cookies de rastreamento no Chrome — exigem de anunciantes e editores de sites mais cuidado com a realização de companhas de publicidade online. É por isso que o Google também anunciou um guia para marketing e outro para editores com recomendações para interação com clientes, gestão de dados, relação com fornecedores e afins.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados