Como ver dinossauros em 3D no Google

Saiba como ver dinossauros em 3D na sala de casa usando um recurso do Google de realidade aumentadas nas buscas

Melissa Cruz Cossetti
Por
• Atualizado há 1 ano
Dinossauro 3D / Foto: Divulgação (Google)

Se o celular tem sido um bom companheiro para as crianças na hora da brincadeira, você já deve ter usado o seu para encontrar animais e objetos 3D no Google. Ao pesquisar por um animal na buscas, um botão ativa a sua versão 3D, em realidade aumentada. Na sequência, o Google liberou também dinossauros 3D “no meio da sala”.

Mais do que nunca, devemos ficar dentro de casa, agora, durante a pandemia. Porém, isso pode ficar mais divertido ao brincar com modelos em 3D no Google, disponíveis na pesquisa. Basta usar um smartphone Android ou iOS (iPhone) e usar a sua imaginação.

Seus filhos podem encontrar até dez dinossauros em 3D de Jurassic World e vários outros modelos em AR (Augmented Reality) na busca. Veja se o seu celular é compatível.

O que é RA?

A realidade aumentada usa os dispositivos como celulares para adicionar conteúdo digital ao mundo real. Ao contrário da realidade virtual, você não precisa de headsets, óculos nem outros equipamentos. Basta usar a câmera do celular e um aplicativo de RA.

Tudo o que você precisa é de um telefone ou tablet com Android 7.0 (Nougat) ou superior. O Google possui a lista de todos os dispositivos suportados no momento.

Confira se o seu celular aparece nesta lista, caso algo não funcione como esperado.

Para quem tem iPhone e/ou iPad, note que o sistema ARCore suporta todos os dispositivos compatíveis com o ARKit executando o iOS 11.0 ou posterior.

TRex / Foto: Divulgação (Google)

Como ver um dinossauro em 3D na sala

Agora que você já está com tudo pronto e Android ou iOS atualizado, basta que procure os nomes listados abaixo e depois deve ver um resultado que diz “Veja em 3D” no local.

  1. Abra a pesquisa do Google (aplicativo ou navegador);
  2. Pesquise por “tiranossauro”;
  3. Role a página e encontro o botão “Veja em 3D”;
  4. Toque e você verá o tiranossauro em 3D;
  5. Toque em “veja no seu espaço” para ver em realidade aumentada;
  6. O sistema vai “detectar o chão” e sobrepor com a imagem do dinossauro.

Depois de ver em tamanho real, você pode “tirar uma foto” da projeção no seu ambiente, junto com as crianças e salvar na galeria para publicar em redes sociais.

Dinossauros em 3D no Google

São dez os dinossauros em 3D disponíveis no Google, basta digitar o nome de cada um:

  • Tyrannosaurus Rex (tiranossauro); 
  • Velociraptor (velociraptor); 
  • Triceratops (tricerátops); 
  • Spinosaurus (espinossauro); 
  • Stegosaurus (estegossauro); 
  • Brachiosaurus (braquiossauro); 
  • Ankylosaurus (anquilossauro);
  • Dilophosaurus (dilofossauro);
  • Pteranodon (pteranodonte);
  • Parasaurolophus (parassaurolofo).

Jurassic World

Pteranodon / Foto: Divulgação (Google)

O “Mundo Jurássico” na busca do Google faz parte de uma parceria com a Universal Brand Development, a Amblin Entertainment e a Ludia. O grupo usou modelos de dinossauros reais para trazer até dez dinossauros de filmes da franquia “Jurassic World” para a pesquisa do Google no smartphone. Assim, você pode assistir o famoso T. Rex pisar na sua sala de estar ou contemplar o majestoso braquiossauro em tamanho real.

Que pisão!

Você pode trazer o dinossauro para o seu espaço com AR e ajustar o seu tamanho para que o tamanho dele em relação às coisas ao seu redor não fique absurdo. Nos dispositivos Android, você pode aumentar o volume para ouvir os passos da pisada!

Com informações: Google

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Google na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Melissa Cruz Cossetti

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.

Canal Exclusivo

Relacionados