PlayStation 5 terá suporte a DualShock 4 só em jogos de PS4

Jogos do PS5 exigem controle DualSense e não funcionam com DualShock 4; outros periféricos do PS4 serão compatíveis

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
DualSense

A Sony esclareceu nesta segunda-feira (3) que será possível usar o DualShock 4 no PlayStation 5, porém somente em modo de retrocompatibilidade com jogos do PS4. Para jogar os títulos do PS5, será necessário utilizar o controle DualSense, com feedback háptico e gatilhos adaptáveis ​​nos botões L2 e R2.

Em um artigo de perguntas e respostas, a Sony diz que o DualShock 4 sem fio e joysticks licenciados de terceiros “funcionarão em jogos PS4 compatíveis”, não com os lançamentos do PS5.

A empresa se justifica assim: “acreditamos que os games PS5 devem se aproveitar das vantagens e novas capacidades da plataforma, incluindo as do controle sem fio DualSense”.

Quais acessórios do PS4 são compatíveis com o PS5?

Por sua vez, periféricos do PS4 como volantes de corrida oficiais, controles de fliperama e de voo deverão ser compatíveis com jogos do PS5. No entanto, a Sony observa que “nem todos os acessórios e periféricos licenciados oficialmente pela PlayStation podem funcionar no PS5; recomendamos verificar a compatibilidade com o fabricante”.

De acordo com a Sony, o PS Move e o PlayStation VR Aim Controller poderão ser usados com jogos de realidade virtual no PS5. O mesmo vale para a PlayStation Camera: no entanto, ela exigirá um adaptador que será fornecido “sem custo adicional” nos EUA; os detalhes serão anunciados depois.

Claro, os headsets Sony Série Ouro e Platina funcionarão no PS5, assim como fones de ouvido de terceiros que se conectam via porta USB ou entrada de áudio. No entanto, o Headset Companion App — que permite adicionar modos de áudio personalizados — não é compatível com o novo console.

O controle do Xbox Series X, chamado Xbox Wireless Controller, tem um design semelhante a seu antecessor e promete latência menor. Ele é compatível com todas as versões do Xbox One e com PCs rodando Windows 10. O mesmo vale para o Elite Controller e para o Adaptive Controller da Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados