Tecnoblog
Início » Telecomunicações » O que é 5G DSS? [Espectro dinâmico]

O que é 5G DSS? [Espectro dinâmico]

O que é espectro dinâmico ou DSS? Entenda como a tecnologia pode marcar o início de algo próximo ao 5G no Brasil

O início da operação com tecnologia 5G DSS no Brasil criou muitas dúvidas sobre o assunto. Em nosso artigo, vamos explicar o que é 5G DSS ou espectro dinâmico (Dynamic Spectrum Sharing), sua promessa de oferecer serviços para celulares 5G e a falta de aparelhos, no Brasil, com a tecnologia, em paralelo ao lançamento das redes.

O que é 5G DSS?

DSS significa Dynamic Spectrum Sharing, é a tecnologia que permite compartilhar a mesma frequência entre diferentes padrões, como 3G, 4G e 5G. Isso permite que a operadora transforme sua capacidade de forma dinâmica entre as tecnologias, baseado na necessidade instantânea de cada estação rádio-base (antena).

5G e 5G DSS são a mesma coisa?

O padrão por trás do 5G DSS é o mesmo do 5G – ambos são 5G NR (New Radio). No entanto, a tecnologia de espectro dinâmico entrega uma experiência diferente entre 5G e 5G DSS. Por conta do espectro dedicado, o 5G consegue entregar velocidades superiores ao 5G DSS, e por isso é considerado como o “5G verdadeiro”.

Além disso, existem diferentes padrões na mesma tecnologia: o 5G Standalone (5G SA) é uma rede única e independente, enquanto o 5G Non-Standalone (5G NSA) continua dependendo da rede LTE. É possível ter redes 5G tradicionais no formato standalone, mas as redes 5G DSS necessariamente utilizam o formato non-standalone, e, portanto, precisa do LTE para funcionar.

Qualquer telefone 5G pode usar o espectro dinâmico ou DSS?

Para utilizar a conexão 5G DSS o aparelho deve ser compatível com 5G e 5G DSS. No caso de ser somente compatível com 5G, não poderá utilizar o serviço. Até o momento, sabemos apenas de um dispositivo que ofereça o 5G DSS no Brasil, estando sozinho no mercado nacional.

O que muda na minha vida?

Pouca coisa. Devido a falta de aparelhos que suportem o 5G DSS no Brasil, ainda é necessário aguardar por possíveis adaptações nos aparelhos brasileiros. A tecnologia é oferecida no país por poucas operadoras, até o momento, como uma prévia do que seria a “velocidade 5G” no Brasil.

Posso comprar aparelhos 5G fora do país?

É possível mas seria um equívoco.

Ainda não foram leiloadas as frequências que vão operar no 5G. Após esse leilão será definida a tecnologia 5G a ser explorada no Brasil. Antes da definição, o usuário pode acabar comprando um aparelho ―  americano por exemplo ― no qual a tecnologia 5G não seja compatível com a que será adotada em nosso país.

A tecnologia DSS ainda é nova no Brasil. O melhor seria aguardar, um pouco, para ver as movimentações do mercado. Esperamos ter ajudado a tirar suas dúvidas sobre o espectro dinâmico ou DSS.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação