A Microsoft avisou há algumas semanas que o Xbox Game Pass Ultimate teria streaming de jogos via xCloud; nesta terça-feira (4), a empresa revelou mais detalhes, confirmando que o serviço na nuvem estará disponível sem custo adicional em 22 países a partir de 15 de setembro. Será possível jogar títulos do Xbox One como Destiny 2 e Gears 5 em celulares e tablets Android.
- Microsoft fatura US$ 38 bilhões com crescimento de Xbox e Surface
- O que é o Xbox Game Pass [e Ultimate]
Para jogar, é necessário baixar o aplicativo Xbox Game Pass na Google Play Store ou na Samsung Galaxy Store. É possível usar controles touchscreen, o joystick do Xbox One, acessórios Designed for Xbox de marcas como Razer e 8BitDo, ou até mesmo o DualShock do PlayStation 4.
O xCloud não faz espelhamento do Xbox One no celular; tudo acontece nos servidores da Microsoft. Na verdade, você nem precisa do console para jogar: por exemplo, é possível fazer streaming de Sea of Thieves em um tablet Android e competir com um amigo jogando ao seu lado no console dele.
Microsoft xCloud sincroniza progresso de jogos
O Xbox Game Pass Ultimate dará acesso a mais de 100 jogos através da nuvem: o catálogo completo será revelado em breve, mas a Microsoft já adiantou 36 desses títulos, listados no final do post. Ela também se compromete a liberar acesso imediato por streaming a lançamentos do Xbox Game Studios.
Todos os dados do seu perfil serão sincronizados, incluindo lista de amigos, conquistas e progresso salvo dos jogos. Isso significa, por exemplo, que será possível jogar Gears 5 no console e continuar no smartphone quando alguém quiser usar a TV.
Os jogos na nuvem serão oferecidos em 22 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Dinamarca, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Noruega, Polônia, Portugal, Reino Unido, República Tcheca, Suécia e Suíça. Como você pode notar, o Brasil não está na lista.
Inicialmente, o streaming na nuvem será lançado em beta para membros do Xbox Game Pass Ultimate. A fim de garantir a estabilidade, o serviço será expandido aos poucos para mais usuários.
Os 36 jogos a seguir estarão disponíveis para streaming via xCloud:
- Ark: Survival Evolved
- Bleeding Edge
- Costume Quest 2
- Crackdown 3
- Destiny 2
- F1 2019
- Forza Horizon 4
- Gears of War: Ultimate Edition
- Gears of War 4
- Gears 5 Ultimate Edition
- Grounded
- Halo 5: Guardians
- Halo Wars: Definitive Edition
- Halo Wars 2
- Halo: The Master Chief Collection
- Halo: Spartan Assault
- Hellblade: Senua’s Sacrifice
- Killer Instinct Definitive Edition
- Max: The Curse of Brotherhood
- Minecraft Dungeons
- The Outer Worlds
- Ori and the Blind Forest: Definitive Edition
- Ori and the Will of the Wisps
- Quantum Break
- ReCore: Definitive Edition
- Ryse: Son of Rome
- Sea of Thieves: Anniversary Edition
- State of Decay 2: Juggernaut Edition
- Sunset Overdrive
- Super Lucky’s Tale
- Tell Me Why
- The Bard’s Tale Trilogy
- Wasteland 2: Director’s Cut
- Wasteland 3
- Wasteland Remastered
- Yakuza Kiwami 2
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Mais uma lista da qual o Brasil fica de fora, que triste.
Pelo jeito o critério de escolha foi para países desenvolvidos e com ótima infra de internet, tanto é que do continente asiático somente a Coreia do Sul entrou nessa lista, país esse que tem as melhores conexões do mundo.
Enquanto não tiver servidor aqui eu não me empolgo. Vamos aguardar, a MS costuma dar uma atenção ao Brasil melhor que outras empresas.
Estou esperando ansioso pelo cloud gaming. Vejo muitas críticas, mas para jogadores casuais será excelente. Estou limitado a jogos que exigem máquinas mais modestas (jogos AAA de uns 5-6 anos atrás ou jogos menos exigentes) ao mesmo tempo não me animo de fazer um investimento em hardware.
Pra quem joga pouco, não vale o investimento em um console, ou um PC gamer só para jogar umas poucas horas no final de semana, ou naquele feriadão / férias. Faz muito mais sentido assinar um serviço e usar quando precisar.
Ainda que tenham gargalos na infraestrutura, é um serviço que nasce olhando pro futuro, vai atender muita gente e cada vez vai atender mais.
E, na boa, quem é mais casual não se importa tanto com 4K, 60 FPS ou coisas do tipo, uma tela em 720p já atende quase todo mundo, tendo baixa latência já será algo incrível.