Apple troca chefe global de marketing e Phil Schiller vira consultor

Phil Schiller se tornará consultor na Apple; Greg "Joz" Joswiak assume cargo de vice-presidente sênior de marketing global

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Phil Schiller
Phil Schiller em 2015

Phil Schiller vem comandando o marketing da Apple há mais de 30 anos, mas vai mudar de cargo: ele se tornará um Apple Fellow, um consultor que continuará marcando presença nos eventos da empresa. Daqui em diante, Greg “Joz” Joswiak assume a posição de vice-presidente sênior de marketing global, respondendo diretamente ao CEO Tim Cook.

“Os muitos anos de liderança de Joz na organização de Marketing de Produto o tornam perfeitamente adequado para essa nova função e garantirão uma transição perfeita neste momento em que a equipe está envolvida em um trabalho tão importante e emocionante”, afirma Cook em comunicado.

Joswiak está na Apple há mais de 20 anos e supervisionou o marketing de produtos como o primeiro iPod e o iPhone. Nos últimos quatro anos, ele ocupava o cargo de vice-presidente global de marketing de produto, subordinado a Schiller.

Schiller vai cuidar da App Store e de eventos da Apple

“Foi um sonho realizado para mim trabalhar na Apple, em tantos produtos que adoro, com todos esses grandes amigos – Steve [Jobs], Tim [Cook] e muito mais”, diz Schiller em comunicado. “Comecei na Apple aos 27 anos, este ano completei 60 anos e está na hora de algumas mudanças planejadas na minha vida.”

Basicamente, esta transição deve abrir caminho para a aposentadoria de Schiller. “Continuarei trabalhando aqui [na Apple] enquanto eles quiserem, eu sangro em seis cores”, uma referência ao antigo logotipo colorido da Apple. “No entanto, quero reservar um tempo nos próximos anos para minha família, amigos e alguns projetos pessoais.”

Schiller continuará a comandar eventos da Apple (como a WWDC) e a App Store. Vale notar que a loja de aplicativos vem passando por escrutínio: Cook teve que se defender de acusações de monopólio em uma audiência da Câmara dos Representantes dos EUA. A empresa também é investigada na União Europeia por cobrar uma taxa de 30% sobre concorrentes do Apple Music e Apple Books.

Nos últimos meses, a Apple vem modificando seu quadro de altos executivos. A maior mudança, é claro, foi a saída de Jony Ive como chefe de design. Além disso, Angela Ahrendts deixou o cargo de diretora de varejo em 2019.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados