Como não ter a sua conta suspensa no Mercado Livre

O Mercado Livre pode suspender contas que não sigam os termos de uso da plataforma. Saiba quais práticas você deve evitar

Bárbara Chieregate
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês

O Mercado Livre tem a liberdade de bloquear contas que desrespeitam os termos de uso do e-commerce. Para que isso não aconteça, os usuários precisam, basicamente, seguir as regras da plataforma. Mas quais são elas? Este guia vai te mostrar quais práticas você deve evitar e, assim, não ter sua conta suspensa no Mercado Livre.

conta suspensa mercado livre

Como não ter a sua conta suspensa no Mercado Livre

A plataforma suspende perfis que desrespeitam as regras. Para não ter sua conta suspensa, certifique-se de que você não faça nenhuma das práticas abaixo.

O que pode causar a suspensão de usuários no Mercado Livre?

  • Negociar com várias contas (ter mais de um usuário): o Mercado Livre não permite que você tenha mais de uma conta. Se você usar mais de um perfil para negociar, poderá ser suspenso.
  • Descumprir a compra: a plataforma afirma que, toda vez que usuário faz uma compra, ele assume um “compromisso indissolúvel”. Por isso, o ideal é que todas as dúvidas sobre o produto sejam esclarecidas no campo de perguntas e respostas, antes de fechar o anúncio. Quando o vendedor qualifica a negociação responsabilizando o comprador pela desistência, o Mercado Livre entende que o compromisso de compra não foi cumprido e o perfil é advertido. Se houver reincidências, a conta poderá ser suspensa.
  • Descumprir a venda: é parecido com a situação do item anterior, mas desta vez pela parte do vendedor. Se a qualificação responsabilizar o vendedor pela desistência, o cadastro é advertido e, no caso de reincidências, a conta poderá ser suspensa.
  • Linguagem inapropriada: não é permitido o uso de linguagem inadequada ou insultos na plataforma, seja na página do produto (perguntas e respostas), mensagens privadas ou fórum.
  • Uso contínuo de técnicas proibidas: existe uma política de cadastro de produtos no Mercado Livre. Algumas técnicas são proibidas e, se utilizadas continuamente, poderão causar suspensão.
  • Menor de idade: o Mercado Livre só permite o cadastro de pessoas com capacidade contratar. De acordo com as leis vigentes no Brasil, menores de idade não estão autorizados a responder por transações comerciais — portanto, não podem ter conta na plataforma. Se o e-commerce encontrar um perfil cadastrado em nome de um menor, ele será suspenso.
  • Erro no endereço de e-mail: quando as mensagens do Mercado Livre não chegam ao e-mail informado pelo usuário, a conta no e-commerce pode ser suspensa até que um endereço de e-mail válido seja informado.
  • Suspensão por falta de pagamento: se a fatura vencer e a conta continuar com saldo devedor, o usuário será suspenso até que o pagamento seja regularizado.
  • Problemas com dados cadastrados: todo cadastro que não conter dados verdadeiros e comprovados pode ser suspenso até que o usuário mande uma prova válida, como RG. Se o cadastro estiver nessa situação, não será possível iniciar transações pelo Mercado Pago.
  • Anúncio de produtos proibidos: o usuário poderá ser permanentemente suspenso caso anuncie uma ou mais vezes produtos que sejam proibidos pela plataforma. Veja a lista com os itens que não podem ser comercializados pelo Mercado Livre.

Como saber se a conta foi suspensa?

Se você acha que seu usuário foi suspenso, mas não tem certeza, pode fazer o teste pelo próprio Mercado Livre. O site indica se existe algum problema com o seu perfil.

Como as contas do Mercado Livre e do Mercado Pago são interligadas, você também pode perder acesso ao Mercado Pago em caso de suspensã0, mesmo se ainda tiver saldo no aplicativo. Se este for o caso, entre em contato com o e-commerce.

Com informações de: Mercado Livre

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Mercado Pago na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bárbara Chieregate

Bárbara Chieregate

Ex-analista de conteúdo

Bárbara Chieregate é jornalista e publicitária formada pela PUC-RJ. Iniciou no Tecnoblog como redatora freelancer e se tornou Analista de Conteúdo entre 2020 e 2021, cobrindo a área de aplicativos, redes sociais e softwares. Antes, passou pela redação do TechTudo (Editora Globo) e Fox Sports.

Canal Exclusivo

Relacionados