Início » Computador » Apple explica por que MacBooks pausam recarga de bateria

Apple explica por que MacBooks pausam recarga de bateria

Saúde da Bateria leva em consideração detalhes para aumentar a vida da bateria de MacBooks, como temperatura e forma de carregamento

André Fogaça Por

A Apple publicou uma página de suporte onde explica o motivo que faz alguns MacBooks exibirem uma mensagem dizendo que a bateria “Não está carregando”, mesmo quando o portátil está plugado na tomada. A nota é clara e diz basicamente que é assim que o Saúde da Bateria funciona.

MacBooks Pro (16 polegadas) bateria

Desde o final de maio deste ano, quando o macOS Catalina 10.15.5 foi lançado, a Apple passou a ser mais cuidadosa com a saúde da bateria de seus computadores portáteis, ao menos para os que utilizam o carregamento a partir de uma porta Thunderbolt 3. Nesta versão utiliza um recurso chamado Saúde da Bateria e que controla o andamento da recarga do dispositivo.

Este controle pode fazer com que um MacBook conectado na tomada exiba uma mensagem onde diz que o computador recebe a energia pelo cabo, mas não aumenta a carga da bateria. Pior: ele pode até mesmo perder alguma porcentagem da carga que fica visível ao usuário, na barra de status do sistema operacional.

“Quando o gerenciamento de saúde da bateria está ligado, você pode ver ocasionalmente “Não está carregando” no status da bateria no menu de seu Mac, e o nível máximo de bateria pode diminuir temporariamente. Isso é normal e é assim que o Saúde da Bateria otimiza sua recarga. Seu Mac continuará a recarga até 100%, dependendo do seu uso”, diz a nota.

A página também explica que a mensagem também pode indicar que a fonte não supre a quantidade necessária de energia para que o sistema continue ligado, enquanto a bateria dos MacBooks é recarregada. Para saber se este é seu caso, basta desativar o Saúde da Bateria ao clicar no ícone dela, depois em “Abrir as Preferências do Economizador de Energia” e então clicar em Saúde da Bateria. Lá basta desativar a única opção disponível, que é a “Gerenciamento da saúde da bateria”.

Com informações: MacRumors.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando