Início » Computador » Apple explica por que MacBooks pausam recarga de bateria

Apple explica por que MacBooks pausam recarga de bateria

Saúde da Bateria leva em consideração detalhes para aumentar a vida da bateria de MacBooks, como temperatura e forma de carregamento

André Fogaça Por

A Apple publicou uma página de suporte onde explica o motivo que faz alguns MacBooks exibirem uma mensagem dizendo que a bateria “Não está carregando”, mesmo quando o portátil está plugado na tomada. A nota é clara e diz basicamente que é assim que o Saúde da Bateria funciona.

MacBooks Pro (16 polegadas) bateria

Desde o final de maio deste ano, quando o macOS Catalina 10.15.5 foi lançado, a Apple passou a ser mais cuidadosa com a saúde da bateria de seus computadores portáteis, ao menos para os que utilizam o carregamento a partir de uma porta Thunderbolt 3. Nesta versão utiliza um recurso chamado Saúde da Bateria e que controla o andamento da recarga do dispositivo.

Este controle pode fazer com que um MacBook conectado na tomada exiba uma mensagem onde diz que o computador recebe a energia pelo cabo, mas não aumenta a carga da bateria. Pior: ele pode até mesmo perder alguma porcentagem da carga que fica visível ao usuário, na barra de status do sistema operacional.

“Quando o gerenciamento de saúde da bateria está ligado, você pode ver ocasionalmente “Não está carregando” no status da bateria no menu de seu Mac, e o nível máximo de bateria pode diminuir temporariamente. Isso é normal e é assim que o Saúde da Bateria otimiza sua recarga. Seu Mac continuará a recarga até 100%, dependendo do seu uso”, diz a nota.

A página também explica que a mensagem também pode indicar que a fonte não supre a quantidade necessária de energia para que o sistema continue ligado, enquanto a bateria dos MacBooks é recarregada. Para saber se este é seu caso, basta desativar o Saúde da Bateria ao clicar no ícone dela, depois em “Abrir as Preferências do Economizador de Energia” e então clicar em Saúde da Bateria. Lá basta desativar a única opção disponível, que é a “Gerenciamento da saúde da bateria”.

Com informações: MacRumors.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Teve um tópico com um usuário perguntando sobre isso não?

Eu tiro a bateria do laptop se vou usar só ligado na tomada por períodos prolongados (meses, como agora na pandemia).
Mas parece que isso não é possível fazer nos MacBooks, o que é uma pena, apesar de não me supreender.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

A bateria não é removível. O que é bom para a segurança.

Eu (@Keaton)

Imagina que legal, o cara só tem um macbook pra usar, precisa trabalhar e vai sair para viajar no aeroporto com o mac… quando vai usar no avião: 100% descarregado. hahaha

teve sim.

² (@centauro)

Poder remover a bateria é inseguro?

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Para remover a bateria, precisa abrir o computador. Nesse processo podem ocorrer entrada de elementos não desejáveis dentro da estrutura, já que o usuário não vai fazer isso em um ambiente controlado. Esse talvez seja o argumento mais fraco.

Mas existem outros, como: facilidade de remover o componente original e substituir por outro paralelo, que não tem procedência 100% confirmada. Também age como um facilitador em ataques terroristas em aviões, já que seria extremamente fácil substituir a bateria removível por outro componente explosivo.

Ou simplesmente remover a bateria e usar o computador sem a mesma, uma vez que o dispositivo não foi projetado para tal.

² (@centauro)

Na verdade, o primeiro argumento me parece o mais pertinente, junto com o segundo (que no fim é por conta e risco do usuário). Ainda assim, o primeiro realmente é um cenário improvável.
O de ataque terrorista, eu imagino que não conseguem passar um laptop com bateria modificada pela segurança do aeroporto tão fácil assim.
Talvez em aeroportos menores ou em aviões privativos.

E usar o laptop sem bateria não tem motivos para dar problema. A potência que o laptop recebe da bateria ou da porta que conecta pra tomada é pra ser a mesma e as oscilações de energia da tomada também não devem afetar a performance (a não ser que o laptop seja mal projetado ou o adaptador pra tomada seja de péssima qualidade ou esteja com defeito).
Claro, o principal problema de se usar o laptop sem bateria é que, se a energia for cortada abruptamente (cair a força, puxarem o cabo, mau contato do cabo, etc) você corre o risco de danificar alguma coisa, corromper arquivos e tal. A mesma coisa que num desktop.

João M. (@RonDamon)

Isso só aquece o mercado de reparos paralelos. A China vende um montão de bateria pra Mac e iPhone, igual água. Canais americanos e australianos são bem famosos reparando esses celulares. E a maior crítica deles é que o reparo é difícil e eles acabam no aterro sanitário pq a maioria não repara e acabam destruindo a natureza.

Daniel Neves (@danielneves)

O meu começou a aparecer Service Recommended…