Início » Gadgets » Exclusivo: TP-Link lança roteador Archer C80 no Brasil

Exclusivo: TP-Link lança roteador Archer C80 no Brasil

Por R$ 722, roteador TP-Link Archer C80 tem suporte a MIMO 3x3, portas Gigabit Ethernet e segue especificação Wave2

Lucas Braga Por

A TP-Link lançou o novo Archer C80 no Brasil: trata-se de um roteador com especificações próximas de um topo de linha, com promessa de conexões de alto desempenho em conexões simultâneas. O equipamento segue o padrão 802.11ac (Wi-Fi 5) na especificação Wave2, com suporte a MU-MIMO e beamforming para melhoria de sinal.

TP-Link Archer C80

O maior destaque do Archer C80 é a presença de 3×3 MIMO, com transmissão simultânea em três fluxos para dispositivos compatíveis. Outra característica interessante é o suporte a Airtime Fairness: a tecnologia isola equipamentos com padrão Wi-Fi que ocupam o espectro e atrapalham o desempenho de toda a rede.

Archer C80 pode virar access point e suporta VLANs

O Archer C80 permite criar redes para visitantes, suporta o padrão IPv6 e tem funções de gerenciamento de serviço (QoS), a fim de priorizar a velocidade de acesso por dispositivo.

Algo que me agrada nos roteadores mais recentes da TP-Link é a opção pelo modo de ponto de acesso. Algumas operadoras restringem a função bridge nos seus equipamentos (estou olhando para vocês, Oi e Vivo Fibra!), de forma que o Archer C80 pode ser usado apenas como access point, evitando NAT Duplo e confusões com redirecionamento de portas.

TP-Link Archer C80

Na parte técnica, o Archer C80 tem quatro antenas fixas e todas as portas são Gigabit Ethernet, o que o torna compatível com conexões de banda larga com velocidades acima de 100 Mb/s. O produto também tem suporte a VLANs, podendo designar portas Ethernet para receptores IPTV e adaptadores para telefonia VoIP.

A configuração pode ser feita tanto pelo aplicativo TP-Link Tether como via interface web, e é possível controlar o equipamento remotamente com autenticação via TP-Link ID. O Archer C80 começa a ser vendido pelo varejo brasileiro ainda em agosto. O preço sugerido é de R$ 722.

TP-Link Archer C80

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lucas Braga (@LucasBraga)

Alguns modens específicos não permitem alteração para o modo bridge, nem mesmo pra quem usa apenas internet. Isso também vale para o VDSL na região da GVT.

Lucas Braga (@LucasBraga)

Os modelos mais novos já não permitem mais, e vários dos mais velhos perderam a função com a atualização remota via TR-069.