Início » Gadgets » Exclusivo: TP-Link lança roteador Archer C80 no Brasil

Exclusivo: TP-Link lança roteador Archer C80 no Brasil

Por R$ 722, roteador TP-Link Archer C80 tem suporte a MIMO 3x3, portas Gigabit Ethernet e segue especificação Wave2

Lucas Braga Por

A TP-Link lançou o novo Archer C80 no Brasil: trata-se de um roteador com especificações próximas de um topo de linha, com promessa de conexões de alto desempenho em conexões simultâneas. O equipamento segue o padrão 802.11ac (Wi-Fi 5) na especificação Wave2, com suporte a MU-MIMO e beamforming para melhoria de sinal.

TP-Link Archer C80

O maior destaque do Archer C80 é a presença de 3×3 MIMO, com transmissão simultânea em três fluxos para dispositivos compatíveis. Outra característica interessante é o suporte a Airtime Fairness: a tecnologia isola equipamentos com padrão Wi-Fi que ocupam o espectro e atrapalham o desempenho de toda a rede.

Archer C80 pode virar access point e suporta VLANs

O Archer C80 permite criar redes para visitantes, suporta o padrão IPv6 e tem funções de gerenciamento de serviço (QoS), a fim de priorizar a velocidade de acesso por dispositivo.

Algo que me agrada nos roteadores mais recentes da TP-Link é a opção pelo modo de ponto de acesso. Algumas operadoras restringem a função bridge nos seus equipamentos (estou olhando para vocês, Oi e Vivo Fibra!), de forma que o Archer C80 pode ser usado apenas como access point, evitando NAT Duplo e confusões com redirecionamento de portas.

TP-Link Archer C80

Na parte técnica, o Archer C80 tem quatro antenas fixas e todas as portas são Gigabit Ethernet, o que o torna compatível com conexões de banda larga com velocidades acima de 100 Mb/s. O produto também tem suporte a VLANs, podendo designar portas Ethernet para receptores IPTV e adaptadores para telefonia VoIP.

A configuração pode ser feita tanto pelo aplicativo TP-Link Tether como via interface web, e é possível controlar o equipamento remotamente com autenticação via TP-Link ID. O Archer C80 começa a ser vendido pelo varejo brasileiro ainda em agosto. O preço sugerido é de R$ 722.

TP-Link Archer C80

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
9 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luiz Henrique (@Luiz574)

Nomenclatura confusa, geralmente os Archer Cx0 são os que não tem portas gigabit ethernet (C20, C60, etc)

Renan Rufino (@RufinoRJ)

Algumas operadoras restringem a função bridge nos seus equipamentos (estou olhando para vocês, Oi e Vivo Fibra!)

Na vivo fibra, você diz pra usar todos os serviços via IP @LucasBraga ? Acabei de pegar somente internet e tenho essa opção aqui mas acho que se tivesse telefone e tv não ia rolar mesmo

@ksio89

Na Oi fibra parece que os modems Huawei permitem o modo bridge, ao contrário dos da Nokia.

Lucas Braga (@LucasBraga)

Alguns modens específicos não permitem alteração para o modo bridge, nem mesmo pra quem usa apenas internet. Isso também vale para o VDSL na região da GVT.

Lucas Braga (@LucasBraga)

Os modelos mais novos já não permitem mais, e vários dos mais velhos perderam a função com a atualização remota via TR-069.

@ksio89

Brincadeira. Por que as operadoras restringem esse recurso?

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Instalaram a Vivo Fibra aqui no domingo, o meu ainda tem essa opção. Mas pelo visto, vai ser limado das opções em breve.

Edit: imagem incluída às 12h43

Screenshot_20200805-124227_Chrome1560×720 78 KB

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Porque sem em modo bridge eles não conseguem fazer reset e reconfiguração remoto, o que gera custos de visita do que poderia ser resolvido remotamente.
Acho que deveriam ter alguma opção pro cliente se responsabilizar por isso e abrir mão de parte do suporte, mas entra no mesmo problema da vivo entregar ipv6 /64 (o que é fora das recomendações, deveria ser /58), é mais fácil assim e resolve para a maioria dos clientes.

Eder Batera (@Eder_Batera)

O único prefixo ipv6 auto-configurável é o /64. Assim sendo na recepção da wan um /56 pra depois um /64 na lan.
Não faz sentido mudar esse modelo que é usado por todos os provedores.
Todos os “modens” tem a função bridge, mais ela é oculta da interface que o cliente “comun” tem acesso.
Geralmente ele migra pra uma porta http diferente e tem autenticação própria.
Ou em alguns casos (Olt fiberhome por exemplo ) ela não está disponível na vlan do cliente, só na de gerenciamento.

Renan Rufino (@RufinoRJ)

Tu pegou o pacote combo ou só internet ???
Eu fiquei olhando o site aqui e apesar de ter assinado só internet parece que vão me cobrar o fixo (???!). No app tá falando em +30/mes, no site 27/mes

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Pedi migração de tecnologia.

Já tinha telefone + Internet deles.

Não aceitei a TV pq tenho Sky pré-pago aqui.

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Por esse preço esse Archer C80 não me parece uma boa opção. O D-Link DIR-878, modelo antigo já, é encontrado por preços semelhantes, também segue a especificação Wave2, possui mais RAM, suporta MIMO 4x4 e taxas de transferência de até 2600 Mbps no Wi-Fi ao instalar a firmware mais recente…

Joseilton Júnior (@Joseilton_Junior)

Feliz e satisfeito com meu D-Link Exo DIR-1360 e 2 repetidores MESH DAP-1325.
Só de IoT essa trinca sustenta nada menos que 4 interruptores, 2 tomadas, 2 Echo Dot, 1 Echo Show 5, 1 relé e a lista ainda vai crescer.
Fora TV, box TV, espertofones e notebooks.
Os DAP-1325 vem com padrão G normal, mas atualizando oficialmente no site da D-Link Brasil, eles pulam para o patrão K/V e se conectam em malha.
Tudo muito estável e com um alcance totalmente satisfatório.
Pela Claro/Net, já instalei a linha TP-LINK Deco M5, que é a linha usada pela empresa no produto Wi-Fi 360°. Show de bola tbm!

 • 令和 • Ward'z de Souza 🇯🇵🎌🦊🔥 - Risonho e Límpido (@Wardz_de_souzA)

Pelo valor cobrado, compensa mais acrescentar recursos e partir pra grosseira com a linha UniFi da Ubiquiti.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

Vivo e Claro te dão um /64 na wan e é repassada para a lan, assim não te permitindo ter mais de uma rede lan ipv6, que o /56 te permitiria. até um /60 seria adequado pra internet domestica, não precisava ser um /56 ou /58.