Uber Eats exige código PIN para confirmar entrega de alguns pedidos

Pedidos de delivery podem exigir código PIN para serem finalizados; alguns entregadores do Uber Eats dão golpe dos 10 minutos

Felipe Ventura
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Uber Eats / Pixabay / Imagem de Postcardtrip

A Uber está informando aos clientes que alguns pedidos do Uber Eats precisarão de um código PIN para serem finalizados: a senha corresponde aos quatro últimos dígitos do seu celular. Esta é uma forma de garantir que o delivery foi realizado de forma correta; no entanto, isso não impede que entregadores mal-intencionados deem o golpe dos 10 minutos que o Tecnoblog revelou na semana passada.

“Para aumentar a segurança e garantir que o seu pedido foi entregue corretamente, alguns pedidos poderão pedir o uso de um PIN para que possam ser finalizados”, explica o Uber Eats em e-mail aos clientes.

O PIN não será exigido em todas as entregas. Quando ele for necessário, o aplicativo vai avisar: “use o código xxxx para confirmar a entrega; informe o código ao entregador parceiro quando ele chegar”.

O entregador só conseguirá finalizar o pedido ao inserir o PIN no aplicativo do celular dele. Esse código é fixo, não muda dependendo do pedido: trata-se dos 4 últimos números do seu celular cadastrado na Uber.

Uber Eats e código PIN

Golpe no Uber Eats deixa clientes sem comida e dinheiro

O código PIN pode ser uma boa medida de segurança, mas não serve para evitar o golpe dos 10 minutos que vem sendo aplicado no Uber Eats. Nele, um entregador mal-intencionado alega que tentou entrar em contato com o cliente mas não conseguiu; assim, o pedido é cancelado depois de 10 minutos e não dá direito a reembolso. O parceiro recebe a remuneração pela entrega e fica com a comida.

Uber Eats / golpe dos 10 minutos

Isso é possível devido à forma como o Uber Eats funciona: se o entregador não encontrar o cliente, precisa telefonar para ele e avisar isso no app. No entanto, o parceiro pode ativar o aviso sem ligar para o usuário. Passados 10 minutos, o pedido é cancelado e o dinheiro não pode ser devolvido.

A Uber afirmou ao Tecnoblog que tem medidas de proteção contra fraudes, e que a equipe de suporte pode ser acionada pelo aplicativo para analisar cada caso. “Parceiros que descumprem os Termos de Uso da plataforma (por exemplo, com seguidos cancelamentos injustificados, denúncias de extravio de pedidos ou tentativas de fraude) também estão sujeitos à desativação”, diz a empresa.

E-mail do Uber Eats enviado aos clientes:

Uber Eats - aviso de código PIN

Atualizado às 10h15

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Ventura

Felipe Ventura

Ex-editor

Felipe Ventura fez graduação em Economia pela FEA-USP, e trabalha com jornalismo desde 2009. No Tecnoblog, atuou entre 2017 e 2023 como editor de notícias, ajudando a cobrir os principais fatos de tecnologia. Sua paixão pela comunicação começou em um estágio na editora Axel Springer na Alemanha. Foi repórter e editor-assistente no Gizmodo Brasil.

Relacionados