O WhatsApp é, de longe, o serviço de mensagens instantâneas mais popular do Brasil. Mas o Telegram vem conquistando seu espaço aos poucos. Nesta semana, por exemplo, a Receita Federal estreou um chatbot na plataforma que fornece serviços online relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Para ter acesso à ferramenta, é necessário procurar por ReceitaFederalOficial (@ReceitaFederalOficialbot) no Telegram. Assim que a conversa é iniciada, o chatbot oferece duas opções de serviços:
- Atualizar, regularizar ou consultar a situação cadastral do CPF [inclui consulta à ausência de declaração do imposto de renda];
- Emitir segunda via do CPF.
Basta seguir as orientações passadas durante a interação com a ferramenta. O chatbot poderá enviar links para serviços no site da Receita Federal ou solicitar documentos, por exemplo. Tudo dependerá do tipo de serviço solicitado.
De acordo com o órgão, a ideia é permitir que o cidadão receba atendimento rápido e eficiente, mas sem necessidade de conversar diretamente com um funcionário da Receita Federal para isso.
“Essa medida contribui para evitar o deslocamento das pessoas às unidades de atendimento presencial, de forma a preservar a saúde dos servidores e cidadãos, minimizando aglomerações e, consequentemente, a propagação do vírus da COVID-19”, explica o órgão em nota.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Alecrim… precisa arrumar a segunda opção do 3º parágrafo, ta vida invés de via:
Emitir segunda vida do CPF.Obrigado, Alessandro!
Este é um bot que deveria ter um selo de perfil. Porque a quantidade de fakes que podem surgir…
Como informado no texto, o canal do chatbot é ReceitaFederalOficial. O próprio site da Receita diz isso:
http://receita.economia.gov.br/noticias/ascom/2020/agosto/receita-federal-lanca-no-telegram-canal-para-atendimento-de-servicos-relacionados-ao-cpf
Você tem razão, é @receitafederaloficialbot mesmo. O erro foi a Receita ter usado o termo “canal” e eu ter ido na onda. De todo modo, ao buscar por ReceitaFederalOficial, o Telegram leva direto ao chatbot certo (pelo menos foi assim no teste que fizemos).
Atualizei o texto para deixar isso claro. Obrigado pelo toque!
Pior que várias mídias que divulgaram isso divulgaram errado. Vi até matérias de TV divulgando errado e delegado da Receita Federal falando errado. Difícil, pois se o dono daquele canal divulgado pegar o link e colocar num grupo ou pior ainda, num usuário particular, as pessoas vão mandar seus cpfs e os mesmos vão cair em mãos erradas.