Início » Aplicativos e Software » Receita Federal cria chatbot no Telegram para serviços de CPF

Receita Federal cria chatbot no Telegram para serviços de CPF

Chatbot da Receita Federal no Telegram permite consultar situação cadastral ou regularizar CPF, por exemplo

Emerson Alecrim Por

O WhatsApp é, de longe, o serviço de mensagens instantâneas mais popular do Brasil. Mas o Telegram vem conquistando seu espaço aos poucos. Nesta semana, por exemplo, a Receita Federal estreou um chatbot na plataforma que fornece serviços online relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Chatbot CPF - Receita Federal

Para ter acesso à ferramenta, é necessário procurar por ReceitaFederalOficial (@ReceitaFederalOficialbot) no Telegram. Assim que a conversa é iniciada, o chatbot oferece duas opções de serviços:

  • Atualizar, regularizar ou consultar a situação cadastral do CPF [inclui consulta à ausência de declaração do imposto de renda];
  • Emitir segunda via do CPF.

Basta seguir as orientações passadas durante a interação com a ferramenta. O chatbot poderá enviar links para serviços no site da Receita Federal ou solicitar documentos, por exemplo. Tudo dependerá do tipo de serviço solicitado.

De acordo com o órgão, a ideia é permitir que o cidadão receba atendimento rápido e eficiente, mas sem necessidade de conversar diretamente com um funcionário da Receita Federal para isso.

“Essa medida contribui para evitar o deslocamento das pessoas às unidades de atendimento presencial, de forma a preservar a saúde dos servidores e cidadãos, minimizando aglomerações e, consequentemente, a propagação do vírus da COVID-19”, explica o órgão em nota.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Alessandro Cristiano da Silva (@AlessandroCristiano)

Alecrim… precisa arrumar a segunda opção do 3º parágrafo, ta vida invés de via:

Emitir segunda vida do CPF.
Emerson Alecrim (@Alecrim)

Obrigado, Alessandro!

Tiago Faustino (@TiagoFaustino)

Este é um bot que deveria ter um selo de perfil. Porque a quantidade de fakes que podem surgir…

Emerson Alecrim (@Alecrim)

Como informado no texto, o canal do chatbot é ReceitaFederalOficial. O próprio site da Receita diz isso:

http://receita.economia.gov.br/noticias/ascom/2020/agosto/receita-federal-lanca-no-telegram-canal-para-atendimento-de-servicos-relacionados-ao-cpf

Emerson Alecrim (@Alecrim)

Você tem razão, é @receitafederaloficialbot mesmo. O erro foi a Receita ter usado o termo “canal” e eu ter ido na onda. De todo modo, ao buscar por ReceitaFederalOficial, o Telegram leva direto ao chatbot certo (pelo menos foi assim no teste que fizemos).

Atualizei o texto para deixar isso claro. Obrigado pelo toque!

Roberto Reis (@robertoreismg)

Pior que várias mídias que divulgaram isso divulgaram errado. Vi até matérias de TV divulgando errado e delegado da Receita Federal falando errado. Difícil, pois se o dono daquele canal divulgado pegar o link e colocar num grupo ou pior ainda, num usuário particular, as pessoas vão mandar seus cpfs e os mesmos vão cair em mãos erradas.