Receita Federal cria chatbot no Telegram para serviços de CPF

Chatbot da Receita Federal no Telegram permite consultar situação cadastral ou regularizar CPF, por exemplo

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Chatbot CPF - Receita Federal

O WhatsApp é, de longe, o serviço de mensagens instantâneas mais popular do Brasil. Mas o Telegram vem conquistando seu espaço aos poucos. Nesta semana, por exemplo, a Receita Federal estreou um chatbot na plataforma que fornece serviços online relacionados ao Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).

Para ter acesso à ferramenta, é necessário procurar por ReceitaFederalOficial (@ReceitaFederalOficialbot) no Telegram. Assim que a conversa é iniciada, o chatbot oferece duas opções de serviços:

  • Atualizar, regularizar ou consultar a situação cadastral do CPF [inclui consulta à ausência de declaração do imposto de renda];
  • Emitir segunda via do CPF.

Basta seguir as orientações passadas durante a interação com a ferramenta. O chatbot poderá enviar links para serviços no site da Receita Federal ou solicitar documentos, por exemplo. Tudo dependerá do tipo de serviço solicitado.

De acordo com o órgão, a ideia é permitir que o cidadão receba atendimento rápido e eficiente, mas sem necessidade de conversar diretamente com um funcionário da Receita Federal para isso.

“Essa medida contribui para evitar o deslocamento das pessoas às unidades de atendimento presencial, de forma a preservar a saúde dos servidores e cidadãos, minimizando aglomerações e, consequentemente, a propagação do vírus da COVID-19”, explica o órgão em nota.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados