Quem é o criador do TikTok?

Entenda quem é o criador do TikTok; saiba de onde veio, como começou e quais outros produtos sua empresa já lançou

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Quem é o criador do TikTok / Kon Karampelas / Unsplash

O Brasil tomou conhecimento do TikTok durante o período de isolamento. A plataforma conta com mais de 500 milhões de usuários ativos mensalmente, chamando a atenção de grandes empresas como Facebook e Google. Saiba um pouco mais sobre quem é o criador do TikTok e como funciona a mente desse bilionário. 

Quem é o criador do TikTok? (Pessoa)

A mente criativa por trás do TikTok é um engenheiro de software chinês com 36 anos, Zhang Yiming. O engenheiro é formado pela Nankai University em Tianjin, China. Zhang nasceu em 1983 na província de Fujian. Curiosidade, seu nome é baseado em um provérbio chinês sobre “surpreender a todos com uma primeira tentativa”.

O TikTok não foi sua primeira tentativa, mas com certeza vem surpreendendo o mundo todo com o valor de sua companhia ByteDance, fundada em 2012, com o valor estimado de 75 bilhões de dólares.

Primeiros trabalhos de Zhang Yiming

Ao sair da faculdade, a primeira experiência de trabalho do chinês foi em uma startup de reserva de viagens digitais, a Kuxun. Zhang até pode ter sido um engenheiro normal no início, mas já no segundo ano era responsável por uma equipe de 40 pessoas. Sua equipe dava suporte para tecnologias de back-end, entre outros serviços.

O engenheiro também passou pela Microsoft, antes de fundar sua empresa, a ByteDance.

A empresa dona do TikTok, ByteDance

A companhia, que hoje, vale cerca de 75 bilhões de dólares, foi fundada em 2012. Zhang é dono de 24% da ByteDance. Engana-se quem pensa que o TikTok foi o primeiro produto de sucesso da companhia. ByteDance já tem em seu portfólio: 

  • Toutiao (Plataforma de notícias com mais de 240 milhões de downloads); 
  • Xigua Vídeo;
  • TopBuzz;
  • BuzzVideo;
  • FlipChat (Um rival do WeChat);
  • Duoshan (Aplicativo de mensagens de vídeo);
  • Vários aplicativos de redes sociais que rodam na China.

Sobre o TikTok

O TikTok continua, na China, com seu nome de origem: Douyin. Nos EUA o TikTok é a rede social mais utilizada por adolescentes, baixado mais de 1 bilhão de vezes. 

O que demonstra, um pouco, sobre o estilo de liderança de Zhang é ter tornado obrigatório, para os membros da equipe de gerenciamento, a publicação de vídeos pessoais no TikTok. Feito como uma brincadeira, eles devem postar e receber um certo número de curtidas, caso contrário, fazem flexões.

O engenheiro de software é visto como carismático, apaixonado e jovem, por suas equipes, não deixando de lado a parte lógica, que o negócio precisa. 

Esse foi um resumo do perfil de Zhang Yiming, o bilionário criador do TikTok.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre TikTok na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Canal Exclusivo

Relacionados