Início » Gadgets » Sony WH-1000XM4 promete mais cancelamento de ruído e conexão dupla

Sony WH-1000XM4 promete mais cancelamento de ruído e conexão dupla

Sucessor do fone de ouvido Sony WH-1000XM3 tem nova tecnologia para reduzir vozes e outros ruídos de frequências médias

Paulo Higa Por

A Sony anunciou nesta quinta-feira (6) o WH-1000XM4, novo fone de ouvido com cancelamento de ruído ativo. Em relação à geração anterior, ele promete maior eficiência em eliminar vozes externas e outros barulhos comuns do dia a dia. O gadget também possui um recurso para otimizar as chamadas de áudio e finalmente pode ser conectado a dois dispositivos ao mesmo tempo.

Sony WH-1000XM4

O WH-1000XM4 tem design similar ao do WH-1000XM3, lançado no mercado brasileiro em 2018. A Sony não divulgou nenhuma novidade voltada para a qualidade de áudio, então não espere nenhum avanço significativo aqui. Assim como o antecessor, o M4 possui falantes dinâmicos de 40 mm e suporta os codecs LDAC, AAC e SBC, mas as tecnologias aptX e aptX HD foram removidas.

O processador Q1N é o mesmo do antecessor, mas o fone acompanha um novo chip Bluetooth que permite analisar o ruído do ambiente até 700 vezes por segundo, além de um algoritmo melhorado, segundo o The Verge. A Sony diz que o headphone ficou mais eficiente em eliminar ruídos externos em médias frequências, como vozes, algo que fones com cancelamento de ruído ativo sempre tiveram mais dificuldade de lidar.

Sony WH-1000XM4

O fone possui cinco microfones que são utilizados por uma tecnologia chamada Precise Voice Pickup, para “captar a voz de maneira clara e precisa”. O aplicativo também pode detectar quando você está se movimentando ou em repouso para deixar passar determinados ruídos (como avisos sonoros), além de aprender sua voz para pausar a música automaticamente quando você estiver conversando com alguém.

Também é possível parear dois dispositivos simultaneamente, um recurso presente em concorrentes como o Bose QuietComfort 35 II, mas não na geração passada da Sony. O recurso permite ouvir música no notebook e atender uma chamada no celular, por exemplo, sem refazer o processo de conexão manualmente.

Nos Estados Unidos, o WH-1000XM4 será vendido por US$ 349,99, mesmo preço da geração passada. Ele estará disponível no Brasil nas cores preto e cinza por R$ 2.429,99.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Já não faria o upgrade pela diferença significativa de preço do antecessor (culpa do dólar, sem dúvidas).

Mas alguma das novidades (com excessão do cancelamento de ruído) desse fone é relacionada a hardware e não possa ser implementada nos antecessores por meio de atualização?

Jedielson (@Jedielson)

Evitei de pegar o Xm3 porque sabia que o 4 viria com esse recurso de múltiplos dispositivos e porque não iria demorar tanto pra lançar, mas daí aumentou tanto o preço que agora me arrependo de não ter pego.
Sem falar que tirou o aptx

Rafael Oliveira (@Rafinho)

Pensei exatamente isso. Não sei quanto a barreiras que possam existir, mas vou ficar de olho em fóruns na esperança de conseguirem trazer essas melhorias pro WH-1000XM3 também

Igor Lana de Melo (@igor_meloil)

Eu to dando graças a deus q consegui pegar o xm3 enquanto ainda estava 1600
Agr sem chance de fazer upgrade pro xm4 nesse preço