Início » Aplicativos e Software » Como checar notícias falsas no WhatsApp [Pesquisar]

Como checar notícias falsas no WhatsApp [Pesquisar]

Aprenda a checar notícias falsas no WhatsApp e descubra se aquelas mensagens encaminhadas pelos grupos são verdadeiras ou não

Por

Uma das maiores preocupações do WhatsApp é combater o grande número notícias falsas compartilhadas na plataforma. Por isso a empresa está desenvolvendo formas de diminuir a propagação de fake news. Saiba como checar notícias falsas no WhatsApp através do recurso de pesquisa implementado no aplicativo.

Como checar notícias falsas no WhatsApp

Como checar notícias falsas no WhatsApp

Quando uma mensagem é muito compartilhada no WhatsApp, ela recebe uma etiqueta com duas setas. Essa sinalização é um recurso que permite ao usuário identificar que essa mensagem viralizou e foi compartilhada por muitas pessoas no aplicativo. Porém por causa da criptografia o aplicativo não pode analisar o conteúdo da mensagem e identificar se contém algo relacionado a notícias falsas.

Para minimizar esse problema o WhatsApp desenvolveu o recurso “Pesquisar na internet” e implementou um botão com ícone de Lupa para que o usuário possa pesquisar diretamente na internet se o conteúdo da mensagem pode estar relacionado com algum tipo de notícia falsa ou desinformação, sem que o WhatsApp tenha conhecimento do conteúdo da mensagem.

Para fazer a checagem de notícias falsas no WhatsApp faça o seguinte:

  1. Veja se a mensagem possui a etiqueta de duas setas;
  2. Clique no ícone da lupa (fica do lado direito);
  3. O aplicativo vai perguntar: “Deseja pesquisar sobre o assunto na internet?”;
  4. Confirme;
  5. Você será direcionado para página de buscas do Google.

A tela de buscas do Google será aberta com algumas palavras que estão no corpo da mensagem.

Algumas vezes é possível que a pesquisa não encontre um resultado específico se o texto da mensagem for muito genérico ou confuso, mas você pode alterar algumas palavras para filtrar melhor a pesquisa para ter um melhor resultado.

A ferramenta de pesquisa está disponível nos aplicativos para Android, iOS e PC/ WhatsApp Web. É importante lembrar que é necessário ter a versão mais recente do aplicativo instalada para utilizar o recurso corretamente.

Utilizar a ferramenta de pesquisa na internet do WhatsApp pode ajudar pessoas a descobrirem de forma mais rápida e simples se um conteúdo é falso e assim combater a desinformação.

Com informações: Blog do WhatsApp