Como checar notícias falsas no WhatsApp [Pesquisar]

Aprenda identificar fake news no WhatsApp e descubra se aquelas mensagens encaminhadas nos grupos são verdadeiras ou falsas

André Leonardo
Por
• Atualizado há 1 ano
Como checar notícias falsas no WhatsApp
Como checar notícias falsas no WhatsApp (Imagem: Divulgação / WhatsApp)

Uma das maiores preocupações do WhatsApp é combater o número notícias falsas compartilhadas na plataforma. Por este motivo, a Meta desenvolve maneiras para combater a propagação de fake news. Saiba como checar notícias falsas no WhatsApp através do recurso de pesquisa disponível no aplicativo.

Quando uma mensagem é muito compartilhada no WhatsApp, ela recebe uma etiqueta com duas setas. Essa sinalização indica que a mensagem viralizou e acabou compartilhada em massa. No entanto, devido à criptografia, o aplicativo não consegue analisar se o teor da mensagem trata de conteúdos enganosos.

Para combater esse problema, o WhatsApp desenvolveu o recurso “Pesquisar na internet”, disponível para Android, iOS e WhatsApp Web, para que o usuário possa pesquisar diretamente na rede se o conteúdo da mensagem envolve notícias falsas ou desinformação.

Tempo necessário: 1 minuto

Confira o passo a passo para verificar fake news no WhatsApp

  1. Confira se a mensagem tem a etiqueta com duas setas e o ícone da lupa

    Ao receber a mensagem, veja se a mensagem tem o ícone das duas setas e botão da lupa que habilita o recurso de pesquisa no Google Search;Imagem celular com recurso de pesquisa no whatsapp - como checar notícias falsas no whatsapp

  2. Habilite o recurso de pesquisa

    Toque no ícone da lupa, veja mensagem: “Deseja pesquisar sobre esse assunto na internet?” e toque no botão “Pesquisar na internet”;Imagem celular com recurso de pesquisa no whatsapp - como checar notícias falsas no whatsapp

  3. Abra o navegador e pesquise sobre o assunto

    Após tocar no botão “Pesquisar na internet”, selecione o seu navegador, faça a pesquisa sobre o assunto e descobra se a mensagem se trata de alguma notícia falsa.

O recurso costuma ser eficiente para relacionar os termos usados na mensagem com os resultados do Google Search. Contudo, se os resultados não fizerem muito sentido, é possível fazer uma busca manual e obter uma resposta mais precisa.

Como denunciar notícias falsas e spam no WhatsApp

Por ser o aplicativo de mensagens mais popular no Brasil, existe uma quantidade grande de golpes, fake news e mensagens maliciosas no app da Meta. Para combater esse problema, confira como denunciar notícias falsas e spam no WhatsApp.

Como denunciar fake news no Twitter

O Twitter é uma rede social conhecida pela velocidade que as informações circulam. Algo positivo para interagir com outros usuários, mas também um problema em relação ao compartilhamento de notícias falsas. Saiba como denunciar tweets com fake news no Twitter.

Como denunciar fake news para o TSE pela internet

O TSE criou o Sistema de Alerta de Desinformação Contra as Eleições, cujo objetivo é combater a desinformação no processo eleitoral. Veja como denunciar fake news para o TSE pela internet.

Com informações: Blog do WhatsApp

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre WhatsApp na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
André Leonardo

André Leonardo

Ex-analista de conteúdo

André Leonardo é jornalista e radialista formado pela UCAM, com MBA em Mídias Sociais. Trabalhou por 15 anos no mercado audiovisual em empresas como TV Brasil e TV Globo. No Tecnoblog, foi analista de conteúdo entre 2020 e 2023. Apaixonado por games, produziu conteúdo para sites e seu canal no YouTube. Já foi judoca, skatista e atualmente está começando a encarar corridas leves.

Canal Exclusivo

Relacionados