Samsung testa Android 11 com One UI 3 beta na linha Galaxy S20

Donos de aparelhos Samsung Galaxy S20 poderão testar Android 11 com interface One UI 3 beta em alguns países

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Samsung Galaxy S20 Ultra
Samsung Galaxy S20 Ultra

Nos reviews de aparelhos como Galaxy Z Flip e Galaxy A51, pude perceber que a interface One UI (atualmente na versão 2.1) foi bem desenvolvida. Mas é preciso seguir em frente: a Samsung acaba de criar um programa “pré-beta” para desenvolvedores testarem o Android 11 com a futura interface One UI 3 na linha Galaxy S20.

Certamente, a combinação do Android 11 com a One UI 3 já passa por testes internos. O próximo passo consiste em iniciar uma espécie de beta fechado para permitir que donos do Galaxy S20, Galaxy S20+ ou Galaxy S20 Ultra se candidatem para os testes e, com isso, tenham acesso à interface antes de todo mundo.

É preciso ter ciência dos riscos, obviamente. Como o Android 11 e a One UI 3 ainda estão em desenvolvimento, o usuário poderá se deparar com instabilidades, fechamentos inesperados de aplicativos ou falhas de design, por exemplo — bom, o programa beta serve justamente para corrigir falhas, aplicar os ajustes finais e permitir que os desenvolvedores se adaptem às mudanças.

Agora vem o balde de água fria: inicialmente, só serão admitidos para a fase pré-beta desenvolvedores baseados nos Estados Unidos ou Coreia do Sul.

Posteriormente, o programa sairá de pré-beta para beta, quando será expandido para países como Alemanha, China, Índia e Reino Unido. Nessa fase, todo e qualquer usuário interessado poderá se inscrever.

Não ficou claro quando e se a Samsung criará um beta público que, como tal, abriria os testes para interessados no mundo todo, sem necessidade de aprovação prévia.

One UI 3.0 - programa beta

Mesmo que isso não aconteça, o programa não deixa de ser uma boa notícia, pois sinaliza que a Samsung poderá liberar atualizações de software mais rapidamente (pelo menos é o que a gente espera).

Essa expectativa ganha força se levarmos em conta que, no evento Galaxy Unpacked 2020, a Samsung declarou que os aparelhos das linhas Galaxy S e Galaxy Note receberão updates por pelo menos três anos.

Outros detalhes estão disponíveis na página One UI Beta Program.

Com informações: XDA Developers.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados