Início » Finanças » Ações ordinárias ou ações preferenciais?

Ações ordinárias ou ações preferenciais?

Ações ordinárias ou ações preferenciais? Essa dúvida perturba a cabeça dos novos investidores, conheça as diferenças entre elas

André Leonardo Por
TB Responde

Quando você vai começar a investir na Bolsa de Valores um novo mundo de dúvidas aparece na sua vida. Isso é normal e uma dessas dúvidas é saber qual a diferença entre ações ordinárias e ações preferenciais. Acompanhe o artigo que vamos pontuar as diferenças entre esses dois tipos de ações.

Qual a diferença entre ações ordinárias e ações preferenciais

Qual a diferença entre ações ordinárias e ações preferenciais?

Empresas da Bolsa de Valores são sociedades anônimas que disponibilizam ações como meio de arrecadar fundos para atingirem seus objetivos de desenvolver projetos e aumentar seu de crescimento. As ações podem ser divididas em dois tipos: ações ordinárias e ações preferenciais.

O que são ações ordinárias?

As ações ordinárias, também conhecidas por ON possuem como maior característica, conceder ao investidor o direito a voto nas assembleias gerais da empresa. Essas assembleias definem os principais planos da empresa, inclusive o conselho de administração de uma empresa também é definido através dessas assembleias.

As ações ordinárias podem ser reconhecidas pelo  número 3 no final de seu código de negociação. Por exemplo, uma ação ordinária do Banco Itaú recebe o código ITUB3.

O que são ações preferenciais?

As ações preferenciais são conhecidas como PN, nessas ações o acionista investe dinheiro na empresa, mas não possui direito a voto nas assembleias, contudo pode receber outros direitos.

As ações preferenciais são reconhecidas pelo dígito 4 no final do seu código de negociação, sendo assim, uma ação preferencial de Itaú recebe o código de ITUB4.

As ações preferenciais também podem receber os códigos 5,6,7 e 8 para ações preferenciais classes A,B,C e D respectivamente.

Direitos de ações ordinárias

  • Direito a voto nas assembleias;
  • Ações ordinárias possuem pelo menos 80% de “Tag Along”. Isso quer dizer que o acionista minoritário pode vender suas ações com até 80% das condições que os controladores vendam, caso a empresa vá ser adquirida por outro controlador;

Direitos de ações preferenciais

Segundo a Lei das S.A para uma empresa ter ações preferenciais, ela precisa oferecer ao menos um dos seguintes direitos ao acionista:

  • Direito na participação de pelo menos 25% do lucro líquido da empresa;
  • Ações preferenciais devem ter direito a 10% a mais em dividendos do que ações ordinárias;
  • Direito de “Tag Along”, caso a empresa seja vendida, permite que o acionista preferencialista venda suas ações com pelo menos 80% das condições de venda dos controladores;

Além disso em casos falência, os acionistas preferencialistas devem receber antes de ordinários, caso a empresa faça algum tipo de restituição de capital.

Em resumo:

Ações Ordinárias Ações Preferenciais
Direito a voto em assembleias Sim Não (Mas algumas empresas podem permitir. Depende do estatuto da empresa)
Dividendos Sim Sim (Podendo ser 10% a mais que ações ordinárias)
Tag Along 80% (Garantido por lei, mas o percentual pode ser maior. Depende do estatuto da empresa) Não é garantido por lei. Depende do estatuto de cada empresa

Novo Mercado

As empresas com maior nível de governança corporativa da Bolsa de Valores, chamadas de Novo Mercado não podem ter ações preferenciais e devem oferecer ações ordinárias com 100% de Tag Along.

Ações preferenciais ou ações ordinárias, qual escolher ?

Não há uma resposta definitiva, pois essa escolha depende do “case” de cada empresa e também de seus objetivos como investidor. Como se você planeja ficar com uma ação por longo prazo ou fazer operações no curto prazo.

O ponto mais importante é estudar o histórico das empresas que pretende investir, analisar se há crescimento, lucratividade e dívidas controladas entre outros pontos. É importante conhecer os fundamentos da empresa, pois no final é o seu dinheiro que está sendo investido.

Caso esteja com dificuldades para começar a investir, vale a pena ver nosso artigo sobre como investir em ações .

Com informações: B3 e Portal do Investidor

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação