Tecnoblog
Início » Aplicativos e Software » Apple lança beta público do macOS Big Sur

Apple lança beta público do macOS Big Sur

O teste do macOS Big Sur está aberto e é de graça, mas tenha em mente que nem tudo pode funcionar como você espera neste momento

A Apple começou a disponibilizar nesta quinta-feira (6) a versão de testes públicos do macOS Big Sur. A versão mais recente do sistema operacional que roda nos Macs traz novidades na parte visual, como ícones redesenhados e que caminham para os mesmos que existem no iOS e iPadOS.

Antes de continuar com o texto deste artigo, é necessário ter em mente que tudo que é beta é beta e isso significa que o sistema ainda está em testes, com falhas que podem ser graves e que ainda serão corrigidas – até programas que rodam bem no macOS Catalina, mas não funcionam ainda no Big Sur. Agora que você foi bem avisado e já sabe dos riscos de ter um software beta, vamos lá.

macOS Big Sur com mudanças visuais e no Safari

O que mais chama atenção neste novo sistema operacional é a parte visual, que fica mais alinhada ao que existe lá no iOS e no iPadOS. A central de controle da barra de notificações mudou e está quase idêntica ao que existe nos iPhones e iPads, os ícones de apps também. Até mesmo as notificações aparecem em cards separados com prévia de mais dados, exatamente como no sistema mobile.

O Safari também está na lista de novidades, com prévia das abas ao passar o ponteiro do mouse por cima dela e os favicons que ficam visíveis por padrão – neste momento, no macOS Catalina, é necessário ativar o favicon nos ajustes. A página inicial do browser também está diferente e agora permite uma imagem personalizada pelo usuário.

Dois pontos que também mudam, só que podem afetar um número menor de usuários, está na reformulação visual do app Mensagens e que também está mais próximo do que existe no iOS 14, o que inclui até mesmo as animações. O Mapas passa a exibir o Look Around, que é o Street View da Apple e que está presente apenas em cidades dos Estados Unidos e algumas poucas do Japão.

Quais Macs serão compatíveis com macOS Big Sur?

Estes serão os Macs que podem rodar macOS Big Sur:

  • MacBook de 2015 e mais recente
  • MacBook Air de 2013 e mais recente
  • MacBook Pro de fim de 2013 e mais recente
  • iMac de 2014 e mais recente
  • Mac Pro de 2013 e mais recente
  • Mac Mini de 2014 e mais recente
  • iMac Pro de 2017 e mais recente (isso corresponde a todos os modelos)

Para baixar o beta publico do macOS Big Sur, basta seguir os passos (em inglês) deste link.

Com informações: The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação