MediaTek revela chip 5G para notebooks em parceria com Intel

MediaTek T700 é o novo modem 5G para notebooks da fabricante taiwanesa desenvolvido em parceria com Intel

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
MediaTek revela modem 5G para notebooks em parceria com Intel (Foto: Divulgação/MediaTek)

A MediaTek anunciou um novo modem 5G para notebooks nesta quinta-feira (6). Produzido em parceria com a Intel, o MediaTek T700 pretende conectar computadores em redes de quinta geração sem gastar muita bateria. O chip deve marcar sua estreia em notebooks no ano que vem.

Desenvolvido para acompanhar os próximos processadores da Intel, o modem possui suporte a frequências inferiores a 6 GHz (sub-6 GHz) e aos padrões standalone (SA) e non-standalone (NSA). Em outras palavras: ele também é capaz de operar em redes “ancoradas” no 4G. O novo chip ainda é “altamente eficiente em termos de energia”.

O modem 5G é fruto de uma parceria realizada entre as duas empresas. Segundo a MediaTek, “a Intel trabalhou na integração do sistema, validação e desenvolvimento de otimizações de plataforma para uma experiência superior do usuário e está preparando o suporte de co-engenharia para seus parceiros OEM [fabricantes]”.

Este é mais um lançamento da MediaTek com o objetivo de expandir a disponibilidade do 5G no mundo. No fim de julho, a MediaTek anunciou o processador MediaTek Dimensity 720 para celulares intermediários. O componente, desenvolvido em processo de 7 nanômetros, possui oito núcleos de até 2 GHz e suporte a redes de quinta geração.

A expectativa é que os primeiros notebooks com o MediaTek T700 sejam lançados no começo de 2021.

Com informações: Engadget e MediaTek

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados