Zuckerberg diz que proibição ao TikTok pode criar precedente ruim

Em reunião com funcionários, Mark Zuckerberg demonstrou preocupação com decisões parecidas contra o Facebook em outros países

Victor Hugo Silva
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Mark Zuckerberg, CEO do Facebook (Imagem: Anthony Quintano/Flickr)

O CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, se manifestou sobre a ordem executiva que proíbe empresas americanas de manterem negócios com ByteDance e Tencent, donas de TikTok e WeChat, respectivamente. Segundo o BuzzFeed News, o executivo afirmou em reunião com funcionários que a decisão pode criar um precedente ruim em outros países.

Zuckerberg tratou da proibição ao TikTok após funcionários perguntarem se o Facebook cogita comprar a rede social de vídeos curtos — a Microsoft já informou que tem interesse comprar a plataforma. Ele afirmou que não comenta a estratégia de aquisições da companhia e se limitou a mostrar preocupação com a medida adotada por Donald Trump.

“Acho que é um precedente péssimo a longo prazo e que [a situação] precisa ser tratada com o máximo cuidado e gravidade, independentemente da solução”, afirmou. “Estou realmente preocupado… pode muito bem ter consequências a longo prazo em outros países ao redor do mundo”.

O executivo avalia que o Facebook pode se tornar alvo de sanções parecidas de outros governos, mas concorda com investigações em torno do aplicativo chinês. “Eu certamente acho que há questões de segurança nacional válidas sobre ter um aplicativo que tem muitos dados de pessoas e que segue as regras de outro país, um governo que é cada vez mais visto como um competidor [dos EUA]”.

A proibição contra o TikTok começa a valer apenas em 20 de setembro, mas foi divulgada um dia após o Instagram Reels, outro recurso de vídeos curtos, ser liberado em 50 países, incluindo os EUA. Para Zuckerberg, no entanto, a proibição a um concorrente direto não é totalmente benéfica.

“Muitas pessoas estão por aí dizendo que isso ajuda o Facebook e minha reação a isso é apenas no sentido mais restrito”, avaliou. “Sim, eles são concorrentes este ano e, neste mês, no próximo mês, nosso engajamento talvez cresça. Talvez isso faça ser um pouco mais fácil de implementar o Reels. Mas você não administra uma empresa para o próximo mês ou o próximo trimestre”.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Victor Hugo Silva

Victor Hugo Silva

Ex-autor

Victor Hugo Silva é formado em jornalismo, mas começou sua carreira em tecnologia como desenvolvedor front-end, fazendo programação de sites institucionais. Neste escopo, adquiriu conhecimento em HTML, CSS, PHP e MySQL. Como repórter, tem passagem pelo iG e pelo G1, o portal de notícias da Globo. No Tecnoblog, foi autor, escrevendo sobre eletrônicos, redes sociais e negócios, entre 2018 e 2021.

Canal Exclusivo

Relacionados