Início » Jogos » Facebook condena Apple e lança app de games sem games no iOS

Facebook condena Apple e lança app de games sem games no iOS

O Facebook Gaming já está disponível para Android desde abril e somente lá o usuário encontrará jogos casuais dentro do próprio app

André Fogaça Por

O Facebook enfim lançou seu aplicativo Facebook Gaming na App Store, que oferece streaming de pessoas que jogam seus jogos, mas que no iPhone, iPad ou iPod Touch não exibirá a opção de jogar dentro do app – ele culpa a Apple pela decisão, depois de ter (muitos) problemas com as regras da App Store.

facebook gaming app icone app store iphone ios tecnoblog

O Facebook Gaming é um aplicativo que nasceu com a ideia de ser uma plataforma de streaming de jogos para quem quer assistir a gameplay, ou o rosto dos streamers, a partir de um dispositivo móvel. Uma resposta alta para o sucesso que o Twitch conseguiu, já que é possível transmitir a tela de qualquer jogo do aparelho na rede social, além de ter alguns joguinhos simples e casuais.

É neste ponto que a Apple vem batendo no app, que foi rejeitado na App Store por seis vezes. A resposta da maçã para o problema é que ou o app serve para ver outras pessoas jogando, ou ele é um jogo. “Infelizmente, tivemos que remover por completo a funcionalidade para receber aprovação da Apple”, diz Sheryl Sandberg, diretora de operações no Facebook.

A rede social de Zuckerberg afirma que a rejeição do Facebook Gaming, baseada na regra 4.7 do guia da própria App Store, não condiz com a realidade. No Android, onde o app já existe desde abril, apenas 5% dos usuários que abrem o aplicativo jogam alguma coisa dentro dele, enquanto os outros 95% ficam vendo a gameplay de outras pessoas mesmo e estes dados internos foram compartilhados com a Apple, que não mudou de ideia.

Esta não é a primeira vez que a empresa encontra dificuldades com seus apps de iOS, já que o próprio app que dá acesso ao Messenger e ao Facebook de fato, teve que esconder os jogos casuais pelo mesmo motivo. Estes games são conhecidos como Instant Games.

Com informações: Business Insider e The Verge.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
6 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Motta (@Matheus_Motta)

Lixo é elogio pras regras da Apple

Jardel (@Jardel)

Cara, eu estava com o objetivo de começar a desenvolver para iPhone, mas estou vendo tanta burocracia por parte da Apple que já estou repensando isso. Eu já não gosto nem um pouco dos preços abusivos da marca aqui no brasil, mas com mais regras absurdas… Desistir disso me pouparia uma baita grana com a compra de equipamento e provavelmente dores de cabeça com a publicação na loja.

² (@centauro)

Mas se você conseguir publicar, você vai ter um app na loja mais lucrativa atualmente (postaram um link falando que um desenvolvedor ganha três vezes mais com aplicativos no iPhone do que no Android, mas não lembro aonde estava esse link).

Claro, publicar lá não é garantia de retorno também.

Sérgio (@trovalds)

Mais um na fila do choro contra a Apple. Criticar é fácil. Difícil é admitir que a loja deles é bem mais lucrativa e por isso querem estar nela. Aliás até hoje não vi um que chorou e pulou fora.

LkSvn (@lksvn)

O Sam Hogan compartilhou o retorno do joguinho dele, é interessante de ser ver https://www.youtube.com/watch?v=3s5UUUFKq20