Como salvar arquivos no InDesign em versão anterior

Para todos. Como salvar arquivos no InDesign em versão anterior à CC e abrir arquivos exportados em versões anteriores à CS4

Tatiana Vieira
Por
• Atualizado há 2 meses
Como salvar arquivos no InDesign em versão anterior

O Indesign é um dos programas da Adobe que mais exigem disciplina em todo o processo. Contudo, alguns imprevistos e incompatibilidades podem surgir. Saiba como salvar arquivos no InDesign em versão anterior e evite conflito entre versões.

O software da Adobe apresenta muitas vantagens, especialmente para quem é designer e precisa arquivar ou compartilhar um projeto completo. Graças ao sistema de pacote, reuna não só o arquivo trabalhado, como também os arquivos de fontes e de imagens.

Mas não para por aí. Diferente do Photoshop e do Illustrator, não basta criar um pacote. É preciso ter em mente em qual versão o arquivo está sendo trabalhado e em qual será aberto, e exportar no formato correto, a fim de estabelecer compatibilidade. 

Como salvar arquivos no InDesign em versão anterior

Se o arquivo estiver na versão do InDesign CS6 ou superior e precisa ser aberto na versão em uma versão anterior:

  1. Abra o Adobe InDesign;
  2. Menu “File” (Arquivo) > “Open” (Abrir);
    Ou siga o atalho “⌘ + O” (macOS) ou “Control + O” (Windows);
  3. Localize seu projeto;
  4. Menu “File” (Arquivo) > “Save” (Salvar) (CS6);
    Ou Arquivo > “Export” (Exportar) (CS5);
    Ou siga o atalho “⌘ + E” ou “Control + E”;
  5. Escolha a opção InDesign Markup (IMDL);
  6. Clique em “Salvar”.Como salvar arquivos no InDesign em versão anterior

Com a versão .IMDL, abra arquivos produzidos em versões superiores do InDesign, que, sem este recurso, inviabilizariam o compartilhamento de um projeto em equipe, em que cada membro possui uma versão distinta.

O formato IDML substitui o formato Interchange INX, utilizado para salvar com compatibilidade retroativa nas versões InDesign CS4 e anteriores.

Mas fique atento: 

  • Certifique-se de que o computador a executar a versão anterior do InDesign esteja atualizado com os plug-ins adequados, de modo a abrir o arquivo IDML exportado;
  • O usuário que estiver executando a versão anterior do InDesign poderá obter os plug-ins de compatibilidade para o InDesign CS2, por exemplo, escolhendo “Help” (Ajuda) > “Updates” (Atualizações) e seguindo as instruções.
    Estes plug-ins também podem ser obtidos no site da Adobe. Escolha “Support” (Suporte) > Atualizações e vá para a página de downloads do InDesign;
  • Os plug-ins também podem ser instalados a partir do site da Adobe;
  • A abertura de um documento em versões anteriores do InDesign também é chamada de salvar com compatibilidade retroativa;
  • 100%  de garantia não existe. Tenha em mente de que o conteúdo criado por meio de recursos específicos do InDesign CS3, por exemplo, poderá ser modificado ou omitido quando o arquivo for aberto no InDesign CS2.

Como salvar arquivos no InDesign com mais de uma versão retroativa

Assim como a natureza não dá saltos, imagine que o seu arquivo esteja, por exemplo, na versão CS5 e precisa ser aberto na versão CS3. Neste caso, em vez de exportar em IDML, exportará em INX.

Calma, nem tão rápido. Dito isto, é possível que você precise pedir ajuda a algum amigo que tenha a versão intermediária do InDesign de que necessita – neste caso, do CS4. Ou seja, você precisará passar da versão mais alta à requisitada, sem pular nenhuma versão:

  1. Exporte o arquivo no CS5 em InDesign Markup (IMDL);
  2. Abra o arquivo IDML no CS4;
  3. No CS4, exporte novamente, mas como Interchange (INX);
  4.  Abra o arquivo INX no CS3.

É muito comum relatos de insucesso no procedimento. Não deu certo? Certifique-se de que todas as versões do InDesign estejam atualizadas e respectivos plugins instalados.

Como abrir arquivos no InDesign em versão anterior

Como já sabemos, devido à forma com a qual os documentos do InDesign são versionados, não é possível abri-los diretamente em versões anteriores do InDesign, InCopy ou InDesign Server. Ou seja, um documento criado no InDesign 2015 não pode ser aberto diretamente no InDesign 2014 ou CS6.

Há duas técnicas que você pode usar para compartilhar arquivos quando o autor do documento tem uma versão posterior do InDesign:

  1. Usuários com o CS6 (especificamente 8.1.0) ou posterior, com acesso aos serviços da Creative Cloud, podem usar o serviço
    “Simple Saveback” (Salvamento Simples), que lhes permite abrir documentos criados por alguém usando uma versão posterior do InDesign.

  2. O autor pode salvar o documento no formato IDML e distribuí-lo ao usuário com a versão anterior.

Fique atento:

  • Conteúdo criado usando recursos específicos de uma determinada versão do InDesign é algumas vezes modificado ou omitido ao abrir o documento em uma versão anterior;

  • Recomenda-se revisar atentamente qualquer documento aberto em uma versão anterior.

Com informações: Adobe

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre InDesign na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Tatiana Vieira

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma "cientista natural".

Canal Exclusivo

Relacionados