Início » Aplicativos e Software » Google lança API para reconhecer manuscritos no Android e iOS

Google lança API para reconhecer manuscritos no Android e iOS

O reconhecimento de manuscritos pelo Google já está presente no teclado Gboard, mas agora pode aparecer em outros aplicativos

Por

O Google adicionou uma API chamada Digital Ink Recognition para reconhecimento de manuscritos que podem aparecer apps para Android e também em iPhones, iPads e iPods Touch. A ferramenta não fica limitada ao texto feito com letra cursiva, mas também pode ser utilizada em desenhos que são captados com ajuda de inteligência artificial.

google api Digital Ink Recognition

A tecnologia apresentada já é utilizada dentro do teclado Gboard e que reconhece palavras ao escrever tudo em letra cursiva mesmo. “O Digital Ink Recognition é diferente das APIs de visão e linguagem natural que está dentro do kit ML, pois não leva texto e nem imagens como entrada. Em vez disso, ele observa os traços do usuário na tela e reconhece o que ele está escrevendo ou desenhando”, comenta a nota de lançamento.

google api google api Digital Ink Recognition demonstracao

A ideia é de levar este conhecimento que alimenta a inteligência artificial para dentro de aplicativos que podem ser desenvolvidos, que também pode ser visto como uma resposta para os avanços da Apple com o lançamento do Scribble do iPadOS 14 com o Apple Pencil.

No lado do Google o reconhecimento não está limitado com algum hardware, como poderia ser o caso das canetas S Pen. A tecnologia entende tanto a letra ou desenho feitos com uma caneta stylus, como também os que são feitos com o dedo. Atualmente a API já reconhece mais de 300 idiomas diferentes e 25 estilos de escrita – o português brasileiro está nesta lista.

Por fim, a API do Google também identifica emojis que são desenhados no meio dos manuscritos, além de completarem desenhos como uma pizza, tudo isso com a possibilidade de acontecer sem qualquer conexão com a internet – neste caso o usuário precisará baixar alguns modelos, com tamanho médio de 20 MB no total.

Com informações: Google.