Início » Aplicativos e Software » WhatsApp testa sincronização de conversas entre Android e iOS

WhatsApp testa sincronização de conversas entre Android e iOS

WhatsApp desenvolve ferramenta para sincronizar histórico de conversas entre dispositivos diferentes

Bruno Gall De Blasi Por

O WhatsApp, enfim, deve permitir a sincronização de conversas entre o Android e o iOS. De acordo com o WABetaInfo neste domingo (9), o mensageiro está desenvolvendo uma ferramenta para transferir o histórico de chats entre dispositivos de plataformas diferentes. O recurso não tem previsão para ser liberado aos usuários.

WhatsApp, enfim, deve permitir a sincronização de conversas entre o Android e o iOS no futuro

A nova função faz parte do recurso em desenvolvimento que permite o uso de uma mesma conta em mais de um dispositivo. A ferramenta, segundo o site, permitirá o acesso às conversas em plataformas diferentes sem depender do celular conectado à internet, ao contrário de como é realizado atualmente com o WhatsApp Web.

“Quando o usuário deseja utilizar o WhatsApp em um segundo dispositivo, existe a necessidade de copiar o histórico de conversas. Neste caso, o WhatsApp sempre requer uma conexão Wi-Fi, pois pode consumir uma grande quantidade de seu plano de dados”, explicam, após realizarem testes com a versão do mensageiro para desktop.

WhatsApp testa sincronização de histórico de conversas entre dispositivos (Foto: Reprodução/WABetaInfo)

Entre as possibilidades esperadas para a novidade é a sincronização de conversas entre os apps para Android e iOS, pois o novo recurso será capaz de copiar o histórico de chats para um segundo celular com um código de segurança diferente. A transferência dos arquivos entre os sistemas operacionais, no entanto, ainda não está confirmada.

O WhatsApp ainda pode estar prestes a lançar uma versão do mensageiro para iPad. A expectativa é que o aplicativo para o tablet da Apple seja liberado junto com a ferramenta para utilizar o mesmo número de celular em mais de uma plataforma. O recurso deve permitir o acesso a quatro dispositivos simultaneamente.

Ainda em fase de testes, o recurso está indisponível para os usuários, mesmo com o WhatsApp Beta instalado. Não há previsão de lançamento das novidades para todos.

Com informações: The Next Web, The Verge e WABetaInfo

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
7 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

João Almeida (@Joao_Almeida)

Tem mais cara de gambiarra que solução. Copiar umhistórico imenso de conversas e arquivos toda vez que for logar num dispositivo novo (se bem que apenas 4). Realmente não entendo qual a dificuldade do Zap em oferecer uma solução como o imessage e Tele, que sincronizam normalmente criptografado.

Sérgio (@trovalds)

Negócio é que o mensageiro não armazena as conversas “na nuvem” por padrão, como o Telegram. Por isso a dificuldade.

² (@centauro)

Se a criptografia for de ponta-a-ponta e a chave ficar nos dispositivos, não me parece ser possível ter um sistema de sincronização.

A sincronização só me parece possível se houver um servidor que armazena as conversas e as chaves.

No caso do Telegram, eu acho que eles oferecem as duas opções. A sincronização não é possível nas conversas secretas, já que essas conversas são criptografadas e o histórico das conversas e as chaves para descriptografá-la ficam guardadas nos dispositivos que participam da conversa. Tanto é que se um novo dispositivo entrar na conversa, não tem como ver o histórico da conversa.
Já se for as conversas não-secretas do Telegram, daí tem como sincronizar as conversas em múltiplos dispositivos porque a conversa fica salva nos servidores do Telegram.

Bruno Who? (@brunossn)

E não seria melhor se sincronizasse? Eu não aguento mais ficar sem espaço no celular por causa do Whatsapp.

Bruno Who? (@brunossn)

O Whatsapp parece o email dos anos 90, em que você tinha que baixar todos os emails pro seu Outlook localmente, e não tinha como sincronizar com outros dispositivos.

LengoTengo (@LengoTengo)

Em breve (2025) na versão estável do WhatsApp para Android. iOS em 2029.

Não é informação oficial, mas tá em sintonia com o histórico de agilidade do WhatsApp em adicionar função.