A Apple está processando uma startup chamada Prepear por utilizar uma fruta em seu logo, mas que não é bem uma maçã e sim uma pera. O lado de Cupertino do processo afirma que o usuário pode se confundir quando encontrar a pera por ela ser tão minimalista quanto sua maçã.
- Facebook condena Apple e lança app de games sem games no iOS
- Apple lança beta público do watchOS 7 com monitoramento de sono e mais
A Prepear é uma startup que oferece conteúdo sobre culinária para quem acessa seus apps no Android, iPhone e também na versão para web. Ela utiliza um logo que é uma pera bastante minimalista, mas a Apple acredita de pés juntos que esse desenho lembra tanto a maçã que utiliza, ao ponto de confundir seus consumidores que, teoricamente, podem acreditar que existe alguma ligação entre ambas. Ou então fazer quem procura um iPhone encontrar uma receita de bolo de rolo – saudade bolo de rolo.
“Este é um grande golpe para nós na Prepear. O custo para combater será de centenas de milhares de dólares. Essas coisas LOUCAS que a Apple faz com dezenas de pequenos negócios com frutas no logo, e muitas escolhem entre abandonar seu logo ou fechar as portas”, diz Natalie Monson, uma das proprietárias da Prepear.
“Estamos nos defendendo da Apple não apenas para manter nosso logo, mas para enviar uma mensagem para as grandes empresas de tecnologia dizendo que intimidar pequenos negócios acarreta em consequências”, completa Monson.
A nota de defesa foi publicada na conta do Instagram da startup, onde uma petição no change.org foi levantada por Russell Monson, outro fundador da startup e que quer tentar chamar atenção da Apple. O objetivo inicial é de 35 mil assinaturas e durante a produção deste artigo, o número de pessoas que apoiaram a ideia já estava em 34,6 mil.
Com informações: The Verge.
Comentários da Comunidade
Participe da discussãoOs mais notáveis
Apple tentando “processar uma pera” é praticamente litigância de má-fé.
Apple tá com tanto dinheiro em caixa que se dá ao privilégio de gastar num processo que logicamente irá perder.
Nossa, nada a ver! A equipa jurídica da Apple deve estar bem ociosa.
Só se for de processos onde eles são os autores, porque como réus eles estão bem ocupadinhos.
Já assinei a petição, qualquer coisa que dê pra f*der a Apple, eu tô dentro!
Se a Amazon, conseguiu ser dona de um domínio que claramente deveria ser da floresta Amazônica, nada mais me surpreende. Depois gringo ainda quer dar palpite de preservação…(não que eu seja contra a preservação, que fique claro rs)
Não sabia que Apple abrangia todas as frutas com folhinha do lado.
apple só me faz odiar apple
Coisa ridícula! Assinei a petição com prazer. Tá praticamente chamando as pessoas de burras com essa alegação.
¯\(°_o)/¯
O retardamento da Apple é uma coisa fora do comum nesses casos.
Imagina uma fábrica de janelas sendo processada pela M$ por conta do logo ser uma janela? Sem mais…
Se a marca da Apple fosse uma beringela até dava pra entender o processo. É só pintar essa pêra de roxo pra virar uma beringela… Mas maçã?! E mordida ainda?! Eeeeeita q a Apple tá muito à toa.
Empresa ridícula, como tem gente que dá (muito) dinheiro para essa empresa é algo que não consigo conceber.
Viajou legal, tudo a ver uma coisa com a outra, sqn.
Apple tá comparando maçãs com laranjas peras. Nada a ver…
Agora imagina se criam uma empresa de tecnologia com o nome de “Pineapple”.
Mas não faz nem sentido isso!
Enfim, te cuida HortiFruti, o próximo pode ser você!
Bom dia.
Há uma série infantil brazuca em que seus bonecos usam gadgets com logo da pera também.
E com a prosaica mordidinha.
Espero muito que a Prepear sobreviva e receba as compensações por litigância de má fé lá na frente…É um delírio e um absurdo a tese preitada pela empresa da maçã, e por essa e outra me impressiona como ainda existem muitos que ficam indignados com a empresa de Cupertino.
É uma briga tão descabida, que não tem sentido algum. Desnecessário.
É o tipo de ação que só prejudica a imagem da empresa e não agrega em nada. Se fosse aquelas patente trolls, ok. Mas não. Deveria encerrar o processo e ainda pedir desculpas.
porque diabos a floresta amazonica teria um dominio??? e “.com” ainda???
Serio q vc ta justificando atentado terrorista com uma serie de assassinatos por causa de um processo na justiça???
espero que a Prepear consiga ajuda pra vencer esse processo absurdo. A Apple acha que é deus
essa é uma “gag” recorrente no mundo audiovisual, até pensei que eles usariam isso como argumento no processo kkkk
Sei lá se é considerado uma piada/pegadinha pra ser gag. Ainda acho que é um recurso para escapar de processos de copyright. Mesma coisa quando eles usam nomes ligeiramente diferentes mas que dá à entender quem é.
não era sobre o domínio amazon.com a briga, mas sim pelo domínio .amazon
Terrorismo costuma ser uma reação a uma ação anteriormente feita, é comum infelizmente, só quis dizer que não ficaria surpreso se algo assim acontecesse, pois as ações da Apple estão cada vez mais doentias.
@Robson nem precisa recorrer a gag, até acho que seria um erro recorrer a isso, mas sim mostrar que existem outras empresas com frutas no nome como as várias fabricantes de mini PC, como exemplo a Orange Pi e a Raspberry Pi.
Talvez na sua limita fonte de conhecimento não tenha mesmo. Mas pra te esclarecer, a disputa da apple não é diferente, uma, luta por um logo de uma maça, uma fruta, que nem deveria poder ser patenteada como logo, a outra lutou por uma extensão de dominio pertencente a uma floresta, a mais famosa do mundo, onde tbm não deveria ter ganho. duas empresas, lutando por algo que não criaram, meramente copiaram, uma de um fruta e agora tenta pleitear que ngm tenha mais um simbolo como fruta, e a outra uma floresta, deu pra entender? Quanto ao comentário sobre a preservação, foi um adicional, para exemplificar que a preservação só interessa enquanto não atinge economicamente ou comercialmente quem busca e critica pela preservação. Te falta ir além do óbvio, na proxima eu desenho pra voce. Abraços.
Te convido a leitura do seguindo artigo.
https://olhardigital.com.br/noticia/amazon-x-amazonia-empresa-e-paises-latinos-disputam-controle-do-dominio-amazon/85037
abraços.
Você registra marca e logo, não patenteia.
E o logo da Apple não é qualquer fruta, é uma fruta estilizada, o que pode sim ser registrada.
Isso, claro, não faz com que ela tenha o direito de registro sobre todos os desenhos de maças do mundo, apenas daquele que ela registrou, por isso o processo da notícia ser ridícula.
Mas o processo de registro do logo em si não tem problema, apesar do negócio ser meio subjetivo (exemplo de subjetividade seria o grau de similaridade máxima que um logo pode ter do outro para ainda serem consideradas distintas e passíveis de não confusão).
Repetindo a dúvida do colega acima:
Não é que algum governo queira o dominio da loja da amazon para a floresta.
A Amazon estava tentando controlar a terminação .amazon e é isso que os governos queriam impedir.
É um domínio .amazon: https://www.nytimes.com/2019/04/18/world/americas/amazon-domain-name.html