Início » Computador » 10 recursos do Mac OS que talvez você não conheça

10 recursos do Mac OS que talvez você não conheça

Avatar Por
TB Responde

Todo sistema que se preze, com interface gráfica ou não, tem seus recursos para usuários avançados que gostam de atalhos para algumas ações do dia-a-dia (ou mesmo coisas simples para impressionar os amigos). Aqui vai uma lista com dez dicas para o Mac OS X.

Calculadora no Spotlight

Para fazer cálculos básicos você não precisa abrir a calculadora do Mac, é só digitar diretamente no campo de busca do Spotlight. Sempre lá no canto direito superior da tela.

Zoom em imagens no Quick Look

Clique para ampliar

O Quick Look é definitivamente o recurso que mais sinto falta quando estou em outro sistema operacional tentando visualizar rapidamente documentos em pastas. E para imagens ele possui um detalhe escondido: zoom. Ao visualizar alguma imagem nele, pressione Option e vai notar que o cursor do mouse transforma-se em uma lupa. Já com o Shift-Option a lupa serve para diminuir o zoom.

Ajuste fino de volume

Pressione Option-Shift-Tecla de Volume para conseguir um ajuste mais preciso no nível de áudio.

Descobrir a pronúncia de uma palavra em inglês

Todo Mac é nativo na língua inglesa. Para descobrir a pronúncia daquela palavra nova é só abrir o Terminal e digitar say seguido da palavra ou frase que você deseja ouvir. Exemplo:

say Scarlett Johansson is the most beautiful woman alive

Mover todas as janelas de uma programa entre Spaces

Spaces em ação | Clique para ampliar

Se você usa o Spaces para estender seu desktop, saiba que é possível mover todas as janelas de um programa rapidamente para outro "Space". Exiba-os e, pressionando a tecla Command, arraste uma das janelas da aplicação que quer mover. As outras janelas do mesmo programa irão junto.

Desligar o monitor sem precisar diminuir o brilho

Simples e rápido: pressione Control-Shift-Eject.

Criar arquivos de textos sem precisar copiar, colar e salvar

Se você está em um aplicativo que permite selecionar um trecho do texto, você não precisa copiar, abrir o Editor de Texto, colar e depois salvar o trecho como arquivo .txt. Em vez disso, selecione o trecho e arraste-o para a Mesa ou qualquer outra pasta aberta.

Pular categorias no menu de resultados do Spotlight

Ao realizar uma busca no Spotlight, se você pressionar Command-Seta para cima/para baixo vai pular rapidamente entre as categorias de resultados.

Agendar liga/desliga

Boa noite... | Clique para ampliar

Se você é daqueles que gosta de ser disciplinado pelas máquinas, agende um horário para que o Mac desligue e force-o a ir dormir, por exemplo. 🙂 Nas Preferência do Sistema vá até Economizador de Energia > Programação, onde estão as opções para agendar não só o desligamento, como colocar seu Mac em repouso e reiniciá-lo num horário marcado. É lá também que é possível agendar a hora para seu Mac iniciar sozinho.

Impressão de envelopes com seus contatos

Clique para ampliar

Certo, ninguém aqui usa papel como antigamente, porém em alguns momentos ele ainda é útil. Digamos que você precise enviar correspondência para alguns de seus contatos. É só abrir a aplicação Agenda, selecionar os contatos que você vai usar e seguir o menu Arquivo > Imprimir (Command-P). São várias opções, desde envelope a etiquetas com endereço ou mesmo uma agenda rápida de bolso.

EXTRA: Só para quem é dono dos novos modelos de MacBook branco e Macbook Pro 13''

A saída de fone de ouvido na lateral do seu aparelho também é a entrada para microfone externo. Se você quer usar um microfone mais profissional que tem esse tipo de conexão p2, é só plugar e escolher via software indo em Preferências do Sistema > Som > Entrada > Entrada de Linha.

E você, tem alguma dica rápida para aumentar nossa coleção?

Mais sobre: , , , ,

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Lilian Ribeiro
sim, basta ir em configurações de áudio e mudar!
Lilian Ribeiro
Caramba, eu só sabia a do Spotlight ser tmbm uma calculadora, MARAVILHOSO! AMEI AS DICAS realmente super interessantes! <3 <3
Ricardo Biruel
Ola, tenho um macbook pro e comprei um microfone com fio (p2) sony modelo Ecm-cs3 e quando eu plugo ele na entrada phone (p2) ele não é reconhecido pelo mac, nas configurações continua me mostrando apenas "Internal Microphone (built-in)". Alguém já passou por isso? Alguma solução?
Breno Formiga
acho que fn + backspace resolve
Fernanda Moi
eu nao sei que comando dei e agora sempre que vou corrigir uma letra, a seguinte é apagada. e agora? como reverto isso? isso tem me prejudicado muito pois trabalho com redação de texto no word.
Marcele Andrade
A saída do fone de ouvido também é entrada de microfone externo no macbook air?
Leandro Nascimento
de 4 anos atrás e ainda hoje me ajudou... haha
Eduardo Hans
muito bom!
Altair Ribeiro
caros, meu Mac apresenta problema com as teclas 'c' e 'h' em formulários do chrome. para vocês terem ideia, para digitar este texto tive que utilizar o copiar/colar com estas duas teclas.Alguém já passou por isto? Sabem como solucionar? O curioso é que na barra de endereços funciona perfeitamente...
Gustavo Huber
eu curto muito o zoom dele, nao sei se todo mundo sabe.. so apertar CONTROL e os dois dedos para cima.. para voltar, CONTROL e os dedos pra baixos..
Thiago Augusto Aguiar
Muitas camareiras roubam notebooks, por você deixar em cima da mesa do hotel, dai eles fizeram um cadeado que você prende o notebook!
Juscelino Tanaka
A parada do lado do fone, ou do lado do CD no Macbook Pro é a entrada para a trava de segurança. Aquela com cabo de aço usado nas empresas que vendem pra expor o produto ;)
Leide Silva
Que massa!!!
ueritom
Quando eu passo o mouse na borda inferior da janela, ela sobe e fica fora da tela. Tem como desativar isso? Obrigado desde já...
Raphael Raucci
eu sempre quis saber para oq servia aquele negocio do lado da entrada do fone
Juscelino Santos
"Alguém" inseriu um P2 na saída de audio do MacBook Pro e quando retirou ficou a pontinha la dentro. Resultado: sem audio (a nao ser blutooth). Alguém sabe como desabilito a saida de audio P2?
Uandeo
Dicas interessantes para novos usários o Mac como eu...
Pablo
Indicam o nível de sua bateria.
Paulo
tenho o microsoft office X que conseguia abrir as aplicações todas, word excel power point etc e agora as aplicações abrem mas logo a seguir fecham, como elimino este problema, obrigado
Luiz Felipe
Olá, tenho um macbook pro 13 polegadas de aluminio... E gostaria de saber se alguem sabe me informar para o que serve um botão bem pequeno, da mesma cor do mac, que fica do lado esquerdo proximo a entrada do fone de ouvido. Quando aperta ele, acende uma carreira de luzinhas verdes? PQP, procurei na porra do manual e nada sobre o dito cujo.
Santiago
Excelente!
matheus
muito boa essa do microfone. obrigado
lesilva
Tem como ouvir o iTunes no macbook branco de 13 - com a tampa fechada?
mineiro
Olá,acbei de adiquirir um mac.....a1181, e como estou acostumado com o windows, tentei baixar arquivos, mas eles sao salvos como editores de texo, alguns ate consegui, mas a maioria não alguem pode me dar uma dica.......ate mesmo o ares e lido como editor....desde ja agradecido.
@Felipe_Volpatto
Cara, essa do ajuste fino do volune, não sabia mesmo! Vai me ajudar pra caramba! :D
sodrejunior
como sou novo no mac os, todas as dicas foram o máximo!! kkkkk
leo
Muito boas as Dicas
@marcelomuraro
Blz, agora sim, funcionou. Obrigado!
Rodrigo Muniz
Pelo que li por aí, a calculadora do Spotlight no Leopard só faz operações básicas. :/
@marcelomuraro
Rodrigo. Tentei usar a calculadora pelo SpotLight, mas não aconteceu nada (Nenhum Resultado encontrado :) ). Será que é necessário mexer na configuração, ou esse recurso tá disponível somente no Snow Leopard, ainda uso o Leopard. Valeu!
Rodrigo Muniz
Option-Command-Eject manda o Mac para o repouso, como se tivesse fechado a tampa. :) Isso é útil principalmente para donos de iMac, que não querem desligar mas mesmo assim querem economizar energia.
Yeltsin Lima
Depois que o Rodrigo ensinou o Control + Shift + Eject minha vida nunca mais foi a mesa. :-) Valeu. Ótimo artigo e como eu sou "noob" em Mac ainda, isso foi ótimo. Obrigado :)
Gino Olivato
André, Segue dicas para acentuar no Mac. http://www.macminds.com.br/?p=29 Abs Gino
@marcelomuraro
Uma dúvida: Se Control-Shift-Eject desliga os monitores, o que faz Option-Command-Eject? Tentei aqui, por acidente, e me pareceu que o mac hiberbou. É isso mesmo? Valeu!
@anderson_onir
Muito bom esse tipo de dica... A maioria eu já conhecia mas garanto que aprendi alguma coisa.
Rodrigo Muniz
Quando ele entrar em repouso com a tampa fechada e o monitor externo conectado, você precisa clicar no botão do mouse para acordar o Mac, ou em alguma tecla do teclado externo. Sobre o hengedocks eu já conhecia e fiquei sabendo desse problema do calor justamente por conta desse produto. Se quiser testar, boa sorte. Compre um ar condicionado potente. :)
Marcelo L.
Deixe um sair do contexto pra fazer uma pergunta. Que sistema bacana de comentários é esse? Foi desenvolvido por vocês ou é plugin pro WP? Obrigado.
@phabinho
COMMAND+SHIFT+4+ESPAÇO: captura exatamente a janela que vc quiser
Hernani
Só digo uma coisa: Scarlet Johanson :p
anderson
Das dicas, as unicas que eu nao conhecia eram a dos ajuste fino do volume e a de imprimir os contatos em etiquetas (se bem que nunca precisei disto) E complementando a dica de selecionar e arrastar para a mesa, vc pode tambem, selecionar um determinado texto na web, e arrastar pra o MAIL, que na mesma hora ele ja abre com o texto na caixa pra vc enviar um email para alguem. :)
Diego
Rapaz, eu tava com o mouse ligado via Bluetooh e ele hibernou do mesmo jeito. Mas vou testar novamente. Quanto a deixar ele com a tampa fechada, será mesmo ? Vc conhece o hengedocks ? www.hengedocks.com ? Ele permite vc transformar seu MAcBook em uma estação de trabalho, bem legal. USando ele fechadinho claro. Abs. Diego
kylefurtado
A melhor parte do post foi a foto da Scarlet Johanson *-*
Marcelo Carvalho
8 daí eu já sabia \o/
Rodrigo Muniz
Quando você conecta um monitor externo, independente da conexão usada, para usar com a tampa fechada é preciso ter um mouse ou teclado (USB ou Bluetooth) para acordar o Mac com ele. Só que não é indicado usar por muito tempo com a tampa fechada, pois é pelo teclado que o calor da CPU e da placa-lógica é liberado.
Thiago Mobilon
Pô, mas elas já são! hehehe Toda semana o Muniz publica uma dica nova aqui. :) http://tecnoblog.net/dicas-tutoriais/
@re_gasoto
Você tem que configurar o teclado com layout us-internacional com dead keys. é bem legal, ele mostra o acento digitado antes de colocar a letra em outra cor de fundo
diego
Essa dica de ajustar o volume foi muito boa. Queria uma dica de como fazer para , conectado via HDMI a um monitor externo, poder ver um filme via VLC, por exemplo, com a tampa do MacBook fechada. Quando fecho, ele entende que é pra hibernar, mesmo estando conectado a um monitor externo. Abraços Diego
Bruno Gall
Eu sempre vejo isso e danço porque não posso usar T.T
@pitelo
COMMAND+SHIFT+3: Captura toda a tela e salva no Desktop COMMAND+SHIFT+4: Deixa você selecionar a área de captura, é só arrastar
Henrique
Muito bacana! Já sabia várias dessas ai. To gostando dessas dicas focadas no Mac OS X
Danilo
Acho que o Mac OS não é isso, ainda tem várias funcionalidades escondidas
Eduardo Andrade
Legal
@vitorrigonibx
Agora é decorar todas elas!! rsrsrs Muito bom o post!!
JoseRenan
acho q "Criar arquivos de textos sem precisar copiar, colar e salvar" tbm funciona no linux...
Guilherme
Essas dicas para Mac poderiam virar uma série aqui no TB de tão úteis, kkk... Acho que esses segredos nem o tiu Jobs sabe.
@Pedro_Leal
[2]
Nicolas
Não conhecia nenhuma; ótima matéria
Magrones
Essa dica de 'criar artigos de texto, sem precisar copiar, colar ou salvar' funciona no Linux também (uso Ubuntu). Muito legal, dica muito útil. Desconhecia.
andré
Como faz para usar acentos em um mac apenas usando o teclado (mesmo que em ingles) do jeito que é no windows?
Leonardo R.
Nem todas são novidades, mas nem por isso deixam de ser boas dicas!
@Calintro
O problema de arrastar um texto pra salvá-lo é que não é possível copiar depois. (No Leopard, não testei no Snow ainda)
Thiago Mobilon
É que o Twittar usa o link do migre.me. Mas vou eliminar essa redundância. :)
@filipekiss
Nos MacBook Pro a entrada P2 também serve pra Microfone (Nos modelos de 13"). Acho que os de 15 e 17 são entradas separadas.
@CristoferBruno
Ah obrigado pelas dicas... algumas eu realmente não sabia, como o ajuste fino de volume que também funciona com o brilho do display.
Felipe
Muito bom, muitas eu não sabia mesmo =]
@RogerLacerda
Muito útil essas dicas. Ainda sou muuuito iniciante no Mac. Sexta passada que eu fui saber do Spaces por um amigo... rs No meu MacBook Pro 13" e pela saída de áudio funcionou o MIC tb. Mas usando o fone do iPhone.
@ricardorente
Se você apertar um dos atalhos dos botões F (volume, brilho, etc) com Option pressionado, é aberta a o Preferências do Sistema para daquela função.
iBruno
No Snow Leopard aqui funcionou!
@JonatasPT
Se vocês tem o botão oficial do Twitter no post pra que ter o antigo "Twittar"?
iBruno
Gostei! Creio que não sabia nem de 1/3 das dicas. Vlw Rodrigo!
@danielgianni
A dica da calculadora não funciona a portcentagem, pelo menos no Leopard.